Início » Mário Macilau em residência artística

Mário Macilau em residência artística

Por admin

O fotógrafo moçambicano Mário Macilau participa numa residência artística, promovida pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), na cidade de São Paulo, Brasil.

Macilau tomará parte da residência artística a convite da entidade organizadora da mesma, e é uma continuação de vários trabalhos que tem estado a desenvolver no ramo da fotografia com aquele país latino-americano.

Aliás, a propósito deste fotógrafo moçambicano, o músico e escritor brasileiro, Chico Buarque entende que “as fotografias de Mário Macilau carregam a beleza invisível e infinita do seu povo que por vezes não nos sujeitamos a ela devido ao nosso ego que nos limita a transcender o limite desconhecido”, disse. 

Para Mário Macilau a residência é importante e tem uma história muito relevante por estar na responsabilidade de uma instituição de ensino médio e superior no Brasil, a FAAP.

O artista acredita que através do encontro poderá estabelecer contacto directo com professores e alunos, aliás, tem a responsabilidade de organizar palestras, workshops, estudos abertos e dar aulas.

Na residência artística de São Paulo, Macilau vai falar de Moçambique; suas realidades e gentes “vou partilhar experiências sobre país e representar o mesmo positivamente, claro, não há caminhos para esquivar-me da realidade que atravessamos nos dias de hoje”, afirmou.

Entretanto, a fonte acrescenta queé meu dever falar da arte e dos bons artistas que temos no país, falar da nossa cultura é uma necessidade e encontrar pontos comuns uma vez que Moçambique e Brasil tem mais ou menos uma história similar e falamos a mesma língua oficial, o português.

O fotógrafo pretende também, no Brasil, aprender e trocar experiências, ver como as outras culturas se manifestam a determinados factos e como é que os artistas reagem a isso, pois acredita que esse é um caminho importante que pode abrir-se na sua careira.

Segundo a FAAP, o conceito de Residência Artística é uma das formas mais características de apoio e incentivo ao desenvolvimento das artes e, a partir dos anos 80, consolidou-se em várias cidades da Europa, Estados Unidos, Canadá e Japão, concebida nos moldes da Cité des Arts (onde Macilau esteve também em residência em Fevereiro e Março deste ano), em Paris, local que hospeda artistas do mundo todo.

A Residência Artística é uma visão contemporânea das antigas bolsas de viagens. São projectos que têm como objectivo principal servir de residência temporária para artistas estrangeiros.

Neste sentido, a FAAP implantou no Edifício Lutetia, 10 estúdios destinados a este público, para que possa desenvolver projectos artísticos de experiências e conhecimentos.

 

Você pode também gostar de: