Surgiu em 1972, quando Wazimbo, seu autor e intérprete, ainda se encontrava em Luanda, capital de Angola, na sequência de uma digressão motivada pela assinatura do primeiro contrato profissional como músico. A sua materialização e posterior gravação sucedeu após a entrada do artista no agrupamento “RM”, pertencente à maior estação radiofónica nacional, a Rádio Moçambique.
O agrupamento musical tinha como integrantes artistas renomados, entre os quais Zeca Tcheco, Pedro Ben, José Guimarães, Sox, Hotis e Alexandre Langa, também conhecido como o pai de “Mabunganine”.
Wazimbo explica que a palavra “Nwahulwana” denomina um género de pássaro, que vive frequentemente nos campos de cultivo e que preferencialmente desenvolve as suas actividades de noite, razão pela qual incluiu na mensagem central do tema.
Referiu ainda que aquele pássaro tem também a particularidade de frequentar as moitas, que são conjuntos espessos de plantas de baixa altura e que raríssimas vezes pousa em árvores de grande porte. Leia mais…
“MARIA NWAHULWANA”: Tema que levou Wazimbo ao mundo
624
Artigo anterior