Início » Mantivemos amizades que perduram

Mantivemos amizades que perduram

Por admin

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Oldemiro Baloi,  inaugurou há dias, na Fortaleza de Maputo, uma exposição fotográfica referente à celebração de 40 anos do estabelecimento de relações diplomáticas de Moçambique com vários países do Mundo.

A exposição intitulada Moçambique no concerto das nações “40 anos de amizade”, solidariedade e cooperação tem 150 fotografias a preto-e-branco e a cores. São fotografias de testemunho do percurso histórico da diplomacia moçambicana, distribuídas por três salas da Fortaleza.

Nas imagens pode se ver a intensa actividade diplomática levada a cabo pelos Presidentes Eduardo Chivambo Mondlane, Samora Moisés Machel, Joaquim Alberto Chissano, Armando Emílio Guebuza e Filipe Jacinto Nyusi, ao longo dos 40 anos.

Na ocasião, Oldemiro Baloi referiu que as imagens sobrepõem as palavras pois dizem tanto no presente como no passado, Moçambique teve escolhas certas em termos de amizades e parcerias.

“As fotos ilustram quemantivemos amizades e parcerias que perduram e florescem há mais de quatro décadas, mesmo quando os imperativos de então nos obrigavam a defendermo-nos uns do outro. Tendo como fio condutor e consistente os nossos princípios de não-alinhamento na nossa política externa. Fomos nesta época, simultaneamente, amigos do Leste e do Ocidente, numa altura em que este tipo de escolha era impensável”, disse.

Segundo Baloi a exposição também revista a nossa memória sobre as amizades feitas neste período, com suor, irmandade e determinação de ocuparmos um lugar de respeito e de dignidade no concerto das nações. “Há necessidade de o país melhorar cada vez mais a dimensão da divisa diplomática. Fazer mais amigos por um lado e mais parceiros por outro”. 

Você pode também gostar de: