“A Comunicação Empresarial em Moçambique”é o título do livro de Leandro Paul, que vai ser lançado a 15 de Julho próximo, na Universidade Politécnica, em Maputo.
Com um total de 174 páginas, a obra traduz experiências, reflexões e vivências por que passou o autor, ao longo do seu percurso profissional ao serviço de empresas e instituições nacionais e estrangeiras, nos últimos 20 anos.
Trata-se de um livro que reúne 14 capítulos e cinco anexos e que conta com o prefácio do jornalista Tomás Vieira Mário, presidente do Conselho Superior da Comunicação Social em Moçambique e o posfácio de Luís Paixão Martins, consultor de comunicação e fundador da Consultora de Comunicação LPM, de Portugal.
Numa das passagens do prefácio, Tomás Vieira Mário considera que o livro "é também o relato pessoal do percurso de um profissional de comunicação multifacetado, que calcorreou diferentes redacções, de Maputo a Lisboa e vice-versa, passando mais tarde por gabinetes de comunicação de grandes empresas e, mesmo, pela assessoria de Imprensa a membros do Governo”.
Por sua vez, o fundador da Consultora de Comunicação, Luís Paixão Martins, diz : “Leandro Paul apresenta as credenciais que o credibilizam para o contexto de afirmação pública de novo Consultor de Comunicação. Estamos, assim, perante um retrato que parte do passado e da experiência para contextualizar o presente e preparar o futuro”.
Leandro Paul, licenciado em Ciências Jurídicas pela Universidade Politécnica, trabalha em Comunicação Social e Empresarial há mais de 35 anos. É sócio fundador da FDS-Fim de Semana Lda., uma empresa 100% moçambicana com aproximadamente 20 anos de experiência e líder em Comunicação Empresarial em Moçambique.
Falando do livro, Leandro disse : “a produção da obra levou dois anos. Está dividida em três partes, sendo a primeira parte que é experiência profissional minha em Lisboa e Moçambique. A segunda aborda conceitos académicos sobre a profissão e comunicação empresarial. E por último, a legislação pertinente. Portanto, ao lerem o livro, as pessoas vão encontrar a vertente sobre como é que um jornalista se torna um comunicador empresarial”, afirma o autor.
A tiragem é de mil exemplares. Contudo, pelo facto de o mesmo ter sido patrocinado pela Corneleder, possibilita a oferta a instituições universitárias em Maputo, Beira, Quelimane e Nampula, que estão ligadas a áreas de comunicação social e empresarial.