Foi lançado há dias na cidade de Maputo, o livro “Financiamento PME”. A obra é da autoria de Oldemiro Belchior e pretende ser um guia prático para apoio às empresas no acesso ao financiamento, bem como uma ferramenta de gestão empresarial.
Com a obra, Oldemiro Belchior espera dotar as Pequenas e Médias Empresas de mais uma ferramenta prática para se tornarem elegíveis ao financiamento e melhorarem o seu desempenho.
“O acesso ao crédito é apontado pelo sector privado como um dos maiores constrangimentos que dificultam a expansão e o crescimento da actividade empresarial. Por isso, este livro procura trazer um conjunto de informações úteis e necessárias que permitam preparar as empresas, para melhor encetarem relações negociais com a banca na componente de financiamento”, explica o autor.
Para o Vice-Ministro da Indústria e Comércio, Omar Mithá, que dirigiu a cerimónia de lançamento, a obra “é uma ferramenta relevante de informação e um instrumento valioso no desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas moçambicanas, que lutam pela melhoria da competitividade e pelo seu fortalecimento”.
Por isso, segundo Omar Mithá, “o livro surge em boa hora como um forte contributo para uma temática pertinente e associada ao acesso ao financiamento por parte das Pequenas e Médias Empresas”.
Na ocasião, o Vice-Ministro da Indústria e Comércio realçou que, apesar do seu contributo diminuto no Produto Interno Bruto, as Micro, Pequenas e Médias Empresas são um importante instrumento de geração de emprego, alargamento e aumento da base tributária e da diversificação da economia.
Por seu turno, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), representada pelo vice-presidente, Rogério Samo Gudo, considerou que o livro “Financiamento PME” “constitui uma mais-valia para todas as Pequenas e Médias Empresas que se deparam com problemas de financiamento, pois traz informações úteis e necessárias para se tornarem elegíveis ao financiamento e, por conseguinte, melhorarem o seu desempenho e actuação”.
Entretanto, a CTA apontou para a dificuldade no acesso ao financiamento como um dos principais obstáculos ao desenvolvimento da actividade empresarial, sendo que as Pequenas e Médias Empresas enfrentam vários desafios neste domínio, nomeadamente a falta de contabilidade organizada, insuficiência de garantias, fraco poder negocial, debilidades na estruturação de planos de negócio, entre outros.