- Criado na década de 1980, o lugar de eventos artístico-culturais está em estado de degradação
TEXTO DE PRETILÉRIO MATSINHE
PRETILEIRO.MATSINHO@SNOTICIAS.CO.MZ
Foi recentemente elevada à categoria de Património do Estado, mas a infra-estrutura não está a resistir ao tempo: a Casa Velha está velha! domingo visitou, recentemente, o edifício e constatou que a destruição se está a efectivar a passos galopantes.
Só para se ter uma ideia, as chapas de zinco da cobertura já se ressentem dos anos de existência e reclamam uma substituição. Por causa das águas da chuva, a ferrugem começa a ser comum nas chapas e, como não poderia ser diferente, já possuem furos que permitem a passagem das águas para o interior e iniciaram a danificação do tecto falso montado durante a construção do edifício; o chão, feito de madeira e, por tal, inimigo de líquidos.
O desmazelo a que se encontra votada faz com que as paredes do edifício da Casa Velha, feitas no interior à base de massa de cinza com arame e de uma camada de madeira e/ou gesso para a protecção sejam, igualmente, afectadas. Portanto, trata-se de uma parede sensível a líquidos e, com a infiltração das águas das chuvas, este material começa a ceder, facto agravado por Maputo registar chuvas intensas quase que todos os anos.
O facto é que a madeira que suporta a estrutura está a ser corroída e a cair aos pedaços, o que preocupa a gestão da casa. Leia mais…