Início » Juiz Augusto Paulino e o Rugido da Toga

Juiz Augusto Paulino e o Rugido da Toga

Por admin

O rugido da toga: Lições do Juíz Paulinoé o título do livro a ser lançado no dia 26 de Maio, no salão Nobre do Conselho Municipal de Maputo.  Da autoria do Juíz Augusto Paulino, a obra com cinco capítulos, tem 224 páginas. No primeiro capítulo, a obra debruça-se sobre “Relação entre Direito Interno e o Direito Internacional”, onde, igualmente, está inserida a sua tese de licenciatura que aborda o tema sobre o “Regime Jurídico da Recepção das Convenções Internacionais no Ordenamento Moçambicano”.

No capítulo II, o juíz remete-nos à sua paixão – a judicatura. Os textos que compõem este capítulo convocam para uma reflexão sobre o papel e desempenho dos órgãos de administração de justiça, como um todo, e dos tribunais, em particular. No capítulo III, o Magistrado explora a sua vida de educador. Na sua óptica, a educação e a formação, formal ou informal, constituem ferramentas essenciais para o crescimento pessoal e colectivo. No IV, o juíz Paulino fala do “Combate à Criminalidade” e, além de textos da sua autoria, traz um texto apresentado “Antes da Ordem do Dia” na Assembleia da República, pelo deputado Teodato Hunguana, no qual este chama à atenção para a necessidade de um combate vigoroso e sem tréguas contra este mal. Já no último capítulo do livro, o V, o antigo Procurador – Geral da República fala sobre “O Homem e a sua dignidade”. Juiz Paulino viu em 2014, o jornalista do Notícias, Hélio Filimone, a homenageá-lo no livro com o título “Juiz Paulino – Caso Cardoso: um marco no sistema judicial.

Prefaciado pela Dra. Maria Benvinda Levi, Conselheira do Presidente da República e antiga Ministra da Justiça, o livro sai sob a chancela da Alcance Editores.

Você pode também gostar de: