Início » Independência na visão de alunos

Independência na visão de alunos

Por admin

“2 Tempos, 40 anos da Independência, 40 Obras” é a designação da exposição colectiva, inaugurada última sexta-feira  na Mediateca do Banco Comercial e de Investimento (BCI).

Trata-se de uma mostra de alunos das escolas secundárias de Laulane e 12 de Outubro, do distrito municipal KaMavota.

A mostra comporta 40 obras e está enquadrada na celebração dos 40 anos da Independência e 23 anos da paz. Na sua produção, os alunos tiveram a orientação de conceituados mestres e professores da Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV).

“2 Tempos”combina as artes plásticas, artesanato numa exposição de jovens talentos moçambicanos ainda aprendizes das artes. Pretende igualmente retratar dois períodos distintos (guerra e a paz), duas gerações de fazedores de artes plásticas, duas técnicas de produção de obras, papel e tela.

Iolanda Cintura, Governadora da Cidade de Maputo, disse, na ocasião, que a exposição surge no âmbito do projecto cultura itinerante do Governo da cidade de Maputo, lançado em Junho do ano em curso. Sendo que é também uma resposta ao desafio de se fazer de 2015 um ano de celebrações do quadragésimo aniversário da Independência.  

“Ao promovermos esta exposição pretendemos desenvolver nas nossas crianças o espírito de pertença a uma pátria, guiando-se nos valores da auto-estima, espírito patriótico, da amizade, solidariedade, inclusão, respeito mútuo, e sobretudo da valorização contínua da diversidade cultural”, disse Iolanda Cintura.

Segundo a Governadora, a exposição é também uma forma de promover e expor o potencial existente nas crianças. “É efectivamente neste cruzamento de gerações onde reside o conhecimento, assim os mais velhos transmitem a sua experiência aos mais novos e estes por sua vez despoletam o talento e saber que se encontrava adormecido”.         

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana