Início » HÉLDER MUTEIA EM ENTREVISTA AO DOMINGO: A literatura é um poço de emoções

HÉLDER MUTEIA EM ENTREVISTA AO DOMINGO: A literatura é um poço de emoções

Por Idnórcio Muchanga

Nesta conversa com o domingo, Hélder Muteia, escritor e coordenador da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, para a África Central, se define como homem que vem do povo e que observa a escrita como um exercício de sugestão de emoções. Acabadinho de publicar o seu mais recente livro, “O Barrigudo e Outros Contos”, revolta-se contra a forma como os alimentos são distribuídos no mundo e admite que, como escritor, deve procurar denunciar essa realidade e ajudar com acções concretas no campo da produção.

Próximo ano sai o seu primeiro romance, com o título “Matoa: a febre do batuque”.

Segue a entrevista em dircurso directo.

Lançou recentemente dois livros: “O Barrigudo e Outros Contos” e “Nhambaro”. Relativamente ao primeiro, que mensagem pretende transmitir?

“O Barrigudo e Outros Contos” é um livro que foi escrito ao longo de vários anos, alguns contos publicados em órgãos de comunicação social, outros não. ~

Cada conto tem uma dinâmica própria e uma mensagem peculiar. O conto “O Barrigudo”, por exemplo, é uma homenagem às vítimas do bombardeamento perpetrado pelo regime do Apartheid contra vítimas inocentes, incluindo crianças.

Os restantes contos situam- -se em campos dispersos, mas todos eles tratam de realidades comuns, com personagens muito características do processo de transformação económica, cultural e social em Moçambique.

Geograficamente, alguns contos se situam na província da Zambézia, onde nasci, outros na província de Manica, onde vivi durante três anos, e uma grande parte na região sul, onde vivo desde 1981.

Alguns contos reflectem um grito de revolta, outros representam o exercício do direito à indignação perante realidades degradantes, mas há também mensagens de amor e compaixão, com o intuito de equilibrar o quadro das emoções sugeridas. Leia mais…

Texto de Bento Venâncio

bento.venancio@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de: