Início » “Giuseppe Frizzi: Biosofia e Biosfera Africana Macua Xirima” chega hoje às bancas

“Giuseppe Frizzi: Biosofia e Biosfera Africana Macua Xirima” chega hoje às bancas

Por Jornal domingo

O livro “Giuseppe Frizzi: Biosofia e Biosfera Africana Macua Xirima”, da autoria de Celestino Vítor Mussomar, é lançado às 16 horas no Auditório do Edifício Sede do BCI, cidade de Maputo.

A cerimónia deverá contar com os comentários do Professor Brazão Mazula, leitura da mensagem dos autores pelo Padre Filipe Couto e apresentação de uma mensagem pelo escritor Mia Couto, subordinada ao tema “Padre Frizzi: influências e descobrimentos”.

Destaque-se que Giuseppe Frizzi foi um missionário de origem italiana, que chegou a Moçambique em 1972, onde conduziu pesquisas e realizou traduções e publicações na língua Macua -Xirima (Bíblia, catecismos, rituais, missal, Biosofia,…), sua língua favorita. Promoveu a cultura e a arte, criou o Centro de Investigação Macua-Xirima.

Publicou o “Dicionário Xirima-Português e Português-Xirima: Gramática e Alfabetização” (2005) e a antologia bilingue da biosofia e biosfera Macua-Xirima – “Murima ni Ewani Exirima: Biosofia e Biosfera Xirima” (2008).

No sector pastoral, traduziu para Macua o Catecismo dos Adultos, o Catecismo das Crianças e a Bíblia Exirima (2002).  Giuseppe Frizzi perdeu a vida em Dezembro de 2021, depois de ter dedicado 51 anos de sua vida ao sacerdócio.

Refira-se que a escrita de “Giuseppe Frizzi: Biosofia e Biosfera Africana Macua Xirima” contou com a colaboração de Jorge Ferrão.

Você pode também gostar de: