Início » Gibson e Fanheiro vencem Prémio Fernando Leite Couto

Gibson e Fanheiro vencem Prémio Fernando Leite Couto

Por Idnórcio Muchanga

Gibson João, com a obra “[Da casa]: o seu inclinado murmúrio”, e Óscar Fanheiro, com o livro “Incêndios à margem do sono”, são os vencedores da quinta edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto, anunciou o júri sexta-feira, em Maputo.

Os dois novos autores dividem os 150 mil Meticais. O prémio inclui também a edição e lançamento das obras em Moçambique e Portugal, bem como uma residência literária durante um mês, no Município de Óbidos, em Portugal, para participação no Festival Literário Fólio.

O júri, presidido pelo docente e crítico literário Gilberto Matusse, decidiu laurear a obra “Da casa” porque a sua escrita constitui um exemplo feliz de quem sabe o que expressa e como fazê-lo. Trata-se de um livro marcado por uma apurada maturidade poética, que se enovela num modo discursivo a uma só vez rico e sucinto. As palavras encenam neste livro uma sedução quase física, ou melhor, parecem estar a encarnar à nossa frente, artifício que resulta claramente duma prática de quilómetros de leitura. Leia mais…

Você pode também gostar de: