O lendário jazzman George Benson escala, esta semana, a cidade das acácias para mais um Moments of Jazz. Considerado um dos mais profícuos guitarristas do jazz, Benson faz-se acompanhar da sua banda para uma noite que se advinha quente e emotiva conhecida que é a sua veia performativa.
George Benson faz-se acompanhar, nesta empreitada a Maputo, pelos instrumentistas Stanley Bank (baixo), David Garfield e Thom Hall (teclados), Michael O´Neill (guitarra e voz), Khari Parker (bateria) e Lilliana de los Reyes (percussão e voz). Todos são artistas de créditos firmados na arena musical internacional.
O concerto, cuja abertura estará a cargo de Seth Suazi e o Majeschoral, terá lugar a partir das 19:00 horas na tenda gigante no Campus Universitário da Universidade Eduardo Mondlane, e está integrado no projecto sócio-cultural Moments of Jazz com produção da BDQ e patrocínio da Vodacom.
Benson traz no alfobre temas retirados de vários discos, sobretudo os produzidos nos últimos anos, a exemplo de Absolute Benson, The Masquerade Is Over, Irreplaceable, Songs And Stories eInspiration: A Tribute to Nat King Cole entre outras pepitas que normalmente destila nos concertos.
Ao longo da a sua carreira, o autor do sucesso “The greatest love off all”, ganhou mais de 10 prémios Grammy. O mais recente álbum de George Benson, intitulado “Inspiration: A Tribute to Nat King Cole”, em homenagem seu grande ídolo Nat King Cole foi lançado em 2013.
Os bilhetes para o “Moments of Jazz” estão já disponíveis para venda nas Lojas Vodacom (Sede e Karl Marx), na CompuTicket, no Dolce Vita ou online, através do site www.entradas.co.mz. Para quem já é cliente do serviço Mpesa, poderá adquirir o bilhete com um desconto de 5 porcento para além de aceder a plataforma para aderir a diversos serviços.
Importa frisar que depois de Maputo, George Benson irá actuar em Cape Town, África do Sul, antes de embarcar para Inglaterra onde tem agendados 4 espectáculos de divulgação do disco Inspiration: A Tribute to Nat King Cole.
Esta será uma oportunidade soberana para os apreciadores da música em geral, verem tocar, cantar e encantar um artista que ao longo dos anos, provou ser um génio na arte de tocar guitarra. Seth Suaze e o grupo Majescoral terão oportunidade de tocar e trocar experiências com o artista e com a sua banda.
Em relação ao primeiro “Moments of Jazz” do presente ano – o segundo será em Novembro-, Cláudia Chirindza, em representação da Vodacom disse: “este projecto tornou-se parte do roteiro de eventos do género à nível da África Austral. Ao longo dos anos, o Moments of Jazz conseguiu reunir em Maputo, artistas reconhecidos à nível mundial. A presença de George Benson em Moçambique é um marco para a história não só da Vodacom, do Moments of Jazz mas também do povo Moçambicano, da nossa cultura.
Inquestionável. Moments of Jazz trouxe a Maputo artistas como Richard Bona, Marcus Miller, Lee Rittenour, Norman Brown, Gerald Albright e Earl Klugh, abrindo espaço para intercâmbios e Master Classes com artistas moçambicanos para além dos espectáculos propriamente ditos.
A BDQ, empresa responsável pela produção do evento, garantiu ao domingo que está tudo a postos para que o dia 8 de Junho fique de facto na memória dos apreciadores da boa música e dos fãs de George Benson.
“Ele vem na máxima força, está satisfeito com a possibilidade de actuar no nosso país. Para além dessa vontade dele, também terá contribuído bastante o retorno que teve de outros artistas que já actuaram aqui como sejam os casos de Earl Klugh e Marcus Miller”, disse Belmiro Quive da BDQ.
George Benson, conhecido como um dos melhores guitarristas da história da humanidade, nasceu a 22 de Março de 1943, em Pittsburgh, Estados Unidos da América. Inspirado nos artistas Charlie Christian e Wes Montgomery, embora com o seu estilo individual, o artista iniciou a sua carreira com actuações em casas nocturnas, como membro integrante do grupo RCA’s X em 1954. O seu primeiro álbum “The new Boss Guitar of George Benson” foi lançado em 1963 e serviu de inicio para uma grande carreira de sucesso, que transformou George Benson de executor de Jazz para Pop.
Ao longo dos anos, Benson continuou gravando diversos sucessos, entre eles, "This Masquarade", "Breezin", "In Flight", "Nature Boy" e "On Broadway". Até que em 1980, seu disco Give Me The Night (produzido por Quincy Jones), conquista o Grammy, com uma suave e dançante combinação musical. Hits floresciam rapidamente na vida de George Benson nos anos 80, à medida que abandonava suas raízes no jazz em busca da acessibilidade do pop. Em 1981, "Turn Your Love Around" chegou ao top 30 inglês, enquanto em 1982, "Never Give Up On A Good Thing" se saiu melhor ainda, chegando a 14ª posição.
Em 2006, em uma parceria com o cantor Al Jarreau, lançou o álbum "Givin' It Up, um disco com um repertório variado de estilos abordados sempre com sua veia jazzistica. Este trabalho foi altamente reconhecido, tendo recebido Grammy e várias outras premiações.
Em Setembro de 2013, no Brasil, Benson fez um show no palco Sunset do Rock In Rio no Rio de Janeiro, reeditando a parceria com o músico brasileiro Ivan Lins. Este show foi aclamado como um dos melhores do evento.
Actualmente, George Benson se apresenta com um show em homenagem a Nat King Cole, um de seus grandes ídolos musicais.
Belmiro Adamugy
belmiro.adamugy@snoticicas.co.mz