A fotógrafa norte-americana J. Boogie Love encontra-se em Moçambique desde o pretérito fim-de-semana, onde irá participar em diversas actividades do Festival Internacional de Hip Hop “Amor à Camisola”, coordenado pelo rapper Simba Sitoi, e fazer uma exposição referente aos 50 anos deste movimento cultural.
Em Maputo, a celebração dos 50 anos do hip hop decorrerá até Dezembro e J. Boogie Love pretende juntar-se à família do hip hop nacional para colher e partilhar experiências e influência da cultura, bem como os elementos culturais mais poderosos nas áreas periféricas. “A vibração de uma área periférica é algo incrível”.
Segundo o “Notícias Online”, a artista, que trabalha com “monstros” do rap norte-americano e não só, disse acreditar que o hip hop traz muita consciência para as questões sociais em Moçambique. “A comunidade de hip hop também se importa profundamente e retribui com respeito o máximo que pode”.
Segundo a fonte, a câmara fotográfica faz a captura de momentos e conta as histórias do jeito que as vê para pessoas que não têm ideia do que está acontecendo.
Disse ainda que, nos Estados Unidos, muitas pessoas não têm noção do que realmente acontece em outras partes do mundo. “Se eu posso compartilhar o que vejo, aprendo ou vivencio, isso é algo importante. É transmitir conhecimento por meio da criatividade e da arte”.
Boogie Love conta ainda que começou a fotografar e documentar nos anos 90, apenas por pura diversão, e que, com o passar do tempo, isso tornou-se a sua paixão e uma forma de arte.
A artista, que viaja pelo mundo colhendo histórias culturais e sociais, também se destaca por ter documentado os protestos do movimento de luta contra o racismo, como o Black Lives Metter ( BLM), ou Vidas Negras Importam, já trabalhou com nomes como: Wu Tang Clan, Red Man & Method Man, Talib Kweli, Pharoahe Monch, Skyzoo, Mazzif, entre outros.
Em Moçambique, Boogie tem agendados encontros com os rappers mais influentes do país, com destaque para Gina Peppa, Shoot B, Xitiku Ni Mbaula, Duas Caras, Iveth, entre outros.