– Conception Molina Mionda, especialista cubana para assuntos africanos
A especilista para assuntos culturais de artistas africanos, no Instituto Cubano da Música, em Havana, Conception Molina Mionda, disse estarem preparados para receber artistas moçambicanos, em especial os músicos para intercâmbios e participação em festivais cubanos.
“Estamos prontos e muito interessados em ter artistas moçambicanos a participarem em diversas actividades que nós desenvolvemos aqui em Cuba. Temos festivais, Master Class, interactividade com estudantes das artes e cultura e, isso pode ser feito conjuntamente, trocando experiências”, afirma .
O desejo de ver retomado o intercâmbio cultural entre os dois países foi manifestado na última sexta-feira, durante o encontro entre a representante cubana e o músico moçambicano Moreira Chonguiça. A reunião teve lugar no Instituto Cubano da Música.
Por seu turno, Moreira Chonguiça, disse: “este é um momento histórico, porque muitos de nós fomos inspirados por músicos cubanos. Vim a Cuba primeiro por razões emocionais – conhecer onde meu pai e outros moçambicanos estudaram; Segundo porque estamos interessados em convidar e ter músicos cubanos em festivais moçambicanos”.
Cuba tem um festival de jazz que acontece na última semana da primeira quinzena de Dezembro. A respeito disso, Conception disse: “convidamos desde já Moreira Chonguiça e sua banda para que participem activamente no festival cubano de Jazz, em Dezembro próximo”.
Conception disse que Cuba tem estado a receber artistas europeus. De áfrica muito poucos escalam aquela ilha.
“Nós facilitamos todas as situações para que os artistas venham participar em actividades em Cuba. Ainda enfrentamos dificuldades na componente financeira, pois não estamos em condições de pagar cachets assim como viagens. Mas uma vez estando cá, criamos todas as facilidades”, disse a especialista cubana em assuntos africanos.