- Gestores falam de insuficiência de professores e do desejo de expandir o ensino por todo o país
A Escola Nacional de Música situa-se na cidade de Maputo, concretamente na Avenida Mao Tsé-Tung, perto do Parque dos Continuadores. Criada em 1983, tem como missão preservar o património musical nacional, através da investigação, bem assim da formação de fazedores de cultura.
Desde a sua criação, formou uma nata de artistas que hoje carrega a bandeira do país dentro e no exterior. Tal é o caso de Eldevina Materula, Orlando Venhereque, Muzila, Ivan Mazuze, Moreira Chonguiça, Lenna Bahule, Sheila Jesuíta, entre outros.
Passados 41 anos desde a sua fundação, a escola segue dando o seu melhor contributo na preparação de músicos do amanhã, munindo-lhes de técnicas e habilidades para encarar o mundo das artes com conhecimento da linguagem musical internacionalmente aceite.
UM PASSEIO PELO EDIFÍCIO
O edifício da Escola Nacional de Música possui dois pisos repartidos em um espaço administrativo, secretaria, sala de professores. Tem 14 salas de aula onde é leccionado o solfejo e leitura das pautas musicais, canto, piano, guitarra, timbila, marimba, mbira, saxofone, clarinete, flautas transversal e doce, violino e bateria. Na sua maioria, as salas têm capacidade para 10 alunos, disse a professora de piano e violino Matilde Zamba, também directora pedagógica-adjunta e que orientou a visita guiada da equipa de domingo. Leia mais…