Dificuldades na exportação de obras, criação de uma feira nacional de artesanato e fazer de artesanato uma área que influencia no Produto Interno Bruto (PIB) são alguns dos pontos discutidos na passada sexta-feira, em Maputo, durante um encontro que envolveu os fazedores de artesanato, agentes culturais e o Ministro da Cultura e Turismo, Silva Dunduro.
O evento, que visava reflectir sobre o artesanato em Moçambique, enquadra-se no Plano Estratégico da área da Cultura (2012-2022), cujo objectivo é promover a cultura como factor de desenvolvimento económico, social e humano.
Na ocasião, Silva Dunduro disse que pretende-se fazer uma reflexão sobre a resolução que permitirá maior comercialização do artesanato, por forma que essa modalidade artística seja uma das bandeiras das indústrias culturais e criativas para a redução das assimetrias. Pretende-se igualmente fomentar o auto-emprego em Moçambique através do ciclo de criação, produção, distribuição, circulação, difusão, consumo e fruição de produtos artesanais a nível nacional.
“Em todo o mundo, as manifestações culturais constituem hoje parte importante da engrenagem económica. O artesanato é uma das formas mais dinâmicas para a redução das desigualdades sociais, oferecendo a milhares de pessoas possibilidade de auto-emprego”, disse Silva Dunduro.
Mais adiante afirmou que esta manifestação artística é, particularmente no país, entendida como uma das formas de expressão que representa tradições de etnias ou linhagens inteiras.“Do Norte ao Sul do país, a presença do artesanato é inquestionável e traduz-se pela miscigenação do nosso povo caracterizando a nossa diversidade cultural, frisou.
Um dos artesãos participantes do encontro disse que há necessidade de criarem-se leis que sirvam a esta classe, já que muitas vezes quando têm de viajar com seus produtos para fora do país, passam dificuldades diversas. “Muitas vezes há impasses entre nós e a polícia. Eles até chegam a impedir-nos de levar produtos com mais de 20 quilos, quando é o que é permitido por lei. Isso é desgastante.”
Um outro artesão queixou-se dos valores avultados que sua classe artística tem de gastar para aquisição de material. Facto que segundo ele, faz com que posteriormente os seus produtos tenham também preços elevados.
Referira-se que o artesanato é uma das formas milenares de produção artística. Muito antes da civilização, o artesanato já era praticada no mundo.