- Horácio Mazive, artesão
Para alguns, a capulana simboliza apenas uma peça de vestuário tradicional, que serve para cobrir o corpo e/ou usado pelas mulheres como lenço para fazer penteados. Entretanto, para Horácio Mazive a capulana é um grande tecido para dar vida à vários tipos de vestuários, calçados e objectos.
Horácio Mazive é um jovem talentoso, versátil e engajado na moda africana. Natural de Gaza, zona sul do país, em 2002 saiu da sua terra natal rumo à capital do país (Maputo) em busca de oportunidades para realização dos seus sonhos.
Trabalhou como engraxador durante cinco anos, numa das avenidas da Cidade de Maputo. Mas, Mazive queria voar. Almejava chegar longe através do seu peque no negócio. Com um fluxo de clientes satisfatório, já que era um profissional sobejamente solicitado, abraçou a arte de fazer chinelos e sandálias de diferentes estilos. Para as mulheres, optava pelo estilo de verão, para os homens, sandálias que deixavam o pé mais confortável sem fugir do estilo do sapato masculino. Leia mais…