TEXTO DE PRETILÉRIO MATSINHE
FOTOS DE CARLOS UQUEIO
O artista plástico Lourenço Abner Tsenane tem uma exposição patente na Galeria Arte d`Gema, cidade de Maputo. A mostra, intitulada “Diálogos Transcendentais”, deverá ficar patente até pelo menos o início de 2024.
Em 18 obras divididas entre pintura e cerâmica, Tsenane, como é conhecido artisticamente, mergulha nas várias dimensões da existência que descrevem a diversidade, complexidade e riqueza da vida humana, em particular, a do africano, explorando o seu dia-a-dia, os desafios, conflitos (pessoais, sobretudo), entre outros elementos. É um trabalho no qual cria cenários onde as narrativas se desdobram, desafiando tabus sociais e ou religiosos, enquanto mergulha no sincretismo religioso e na hibridez cultural da sociedade.
Vale destacar que as 18 obras são subdivididas em pequenos conjuntos temáticos. A título ilustrativo, o conjunto “Para onde vão os sonhos?” tem seis obras; “Parlamento” possui 11 trabalhos; “Ciclo Vicioso” composto por quatro peças; “Momentos de Fortaleza” com 3 obras; “De manhã é assim” com dois quadros e “Diálogos Transcendentais” com cinco obras. O processo criativo do artista para esta exposição começou em Dezembro de 2022, entretanto, há outros trabalhos de 2021 como “Momentos de Fortaleza” e “De manhã é assim”.
No conjunto “Momentos de Fortaleza”, Tsenane aborda a falta de transporte de passageiros, reflectindo a aglomeração que se verifica nos terminais, no período de manhã. É um pincel que também detalha a beleza dessas pessoas que, logo ao amanhecer, arregaçam as mangas e preparam- -se para a luta por um lugar no transporte. Por outro lado, o artista descortina a tristeza e encontra o belo por detrás das máscaras diárias, que cobrem as faces dos seres humanos.
Por isso, o jogo das cores, sobretudo no conjunto “Momentos de Fortaleza”, é bastante vivo, explorando não só as vestimentas, mas o meio que os rodeia, através das árvores, casas, passeios, entre outros. Leia mais…