Início » CPLP assinala 20 anos celebrando diversidade cultural

CPLP assinala 20 anos celebrando diversidade cultural

Por admin

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) celebra vinte anos de existência. Em Moçambique, as comemorações centrais decorreram na sede da Universidade Pedagógica, em Maputo, sob o lema CPLP 20 anos:  A diversidade cultural que nos une.

Duas comunicações feitas pelas professoras Hildizina Dias – A moçambicanização da língua portuguesa; A escrita em português: investigação e práticas; realização da feira do livro que decorreu até ontem sábado, a projecção do filme  “ O último voo do Flamingo”;  e o lançamento  das revistas Nfundo e a Mãos e letras, são as actividades que preencheram o dia 5 de Maio – Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP.

A data,  5 de Maio resulta da visão de que a Língua Portuguesa constitui um património cultural comum, cuja diversidade linguística e cultural dos Estados Membros representa um dos maiores pilares da CPLP. Na Declaração Constitutiva da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a 17 de Julho de 1996, os Chefes de Estado e de Governo reafirmaram o facto dea Língua Portuguesa constituir, entre os respectivos Povos, um vínculo histórico e um património comum, resultantes de uma convivência multissecular que deve ser valorizada.

A CPLP é um meio privilegiado de difusão da criação cultural entre os povos que falam português e de projecção internacional dos seus valores culturais, numa perspectiva aberta e universalista. É, igualmente, no plano mundial, fundamento de uma actuação conjunta cada vez mais significativa e influente.

O Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa associou-se às comemorações do dia da Língua Portuguesa, organizando na Universidade Pedagógica, uma feira do livro. Participaram na feira a Alcance Editores, Leya, Plural Editores, DINAME e o Centro de Estudos Interdisciplinares de Comunicação.

Várias actividades, entre elas oficinas de escrita, irão decorrer até  17 de Julho – Dia da CPLP.

Partilhamos os laços históricos e culturais que nos unem

– Silva Dunduro, Ministro da Cultura

O Ministro da Cultura e Turismo, Silva Dunduro, acompanhou as actividades comemorativas do dia da Língua Portuguesa. Afirmou que a data resulta da visão e consciência da nossa Comunidade que a Língua Portuguesa constitui – um património cultural comum cuja diversidade linguística e cultural dos Estados membros constitui um dos maiores pilares da CPLP.

É assim que espalhados por diferentes pontos do mundo, ao longo destes 20 anos, a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, tem reafirmado a importância do imperativo de reforçar os laços e valores que os une, como alicerce fundamental para a promoção do desenvolvimento económico e social dos seus Povos”,afirma Dunduro.

Segundo o titular de Cultura e Turismo, apartilha destes laços históricos, culturais e linguísticos que nos unem “resultam de um processo comum de vários séculos que originou um património material e imaterial ao qual urge, hoje e sempre, a necessidade de preservar, valorizar e difundir”.

Defende o ministro   a ideia de que cultura, hoje, está no centro dos debates sobre a identidade, a coesão social e o respeito pela diversidade cultural, tendo a crescente importância que assume nas relações de cooperação e de intercâmbio, fundada no interconhecimento e compreensão recíproca entre os homens. “Para o efeito, importa reconhecer o papel relevante que a cultura assume no contexto internacional, enquanto direito do homem e dos povos, pois contribui activamente para a construção da identidade colectiva, a transmissão de conhecimentos e saberes, bem como, para a criação de riqueza”.

O Ministro da Cultura e Turismo  afirma ainda que a  multiplicidade das formas de expressão da cultura dos povos configura uma perspectiva que requer uma visão estratégica de curto, médio e longos prazos. “Queremos recordar que a promoção e difusão da Língua Portuguesa e a cooperação nos domínios da cultura, são alguns dos objectivos gerais da CPLP e que ela deve continuar a apostar fortemente na Cooperação Cultural Multilateral, por forma a garantir que os povos dos Estados Membros da Comunidade, possam ter acesso ao conhecimento, ao usufruto da criação nos domínios das artes e das letras, bem como, aos benefícios dos progressos e vantagens da ciência alcançados em todo o mundo”.

A cooperação entre os países da CPLP é dinâmica

-Orlanda Gomane, Professora da Universidade Pedagógica

A propósito da comemoração do dia da Língua Portuguesa, Orlanda Gomane, professora na Universidade Pedagógica afirma que a data deve ser comemorada tendo em consideração os objectivos que nortearam a sua criação.

Neste dia é comum nas universidades, sobretudo, que se congreguem as áreas de língua Portuguesa para discutir a pesquisa que aponte por um lado para pesquisa teórica e por outro lado, para a aplicação prática desse estudo, mas tudo relacionado com a língua”.

Ao longo dos vinte anos a cooperação entre os membros da CPLP foi beliscada através de algumas fragilidades. “Demos um salto porque eu própria  sou produto da formação na Universidade do Porto. Sinto que há cada vez mais cooperação. Há colegas a estudar no Brasil, há mobilidade  de estudantes e muitos outros que vão para intercâmbios. Estive no Brasil no âmbito da projecção do curso de Licenciatura em Artes Cénicas ”.

O dinamismo ao nível da cooperação é notório. “Recentemente assinei cartas de recomendação de estudantes que vão fazer doutoramento no Brasil. Também temos estudantes de Angola. Portanto,   há dinamismo, mesmo porque o mundo não nos perdoa se nos fragilizarmos como comunidade”, afirma a professora Orlanda Gomane.

Privilégio é como consideram os docentes da Universidade Pedagógica pela confiança àquela instituição para acolher a cerimónia central. “Acolher  um programa desta dimensão não é fácil porque há desafios que tem de ser transpostos. Há toda parte da infra-estrutura  e gente por receber. O protocolo, logística são outras componentes a ter em consideração na organização de um evento desta natureza”, afirma Orlanda Gomane.

 

Você pode também gostar de: