TEXTO DE PRETILÉRIO MATSINHE
PRETILEIRO.MATSINHO@SNOTICIAS.CO.MZ
Maputo celebrou 136 anos de elevação à categoria de cidade. É uma cidade igual a si, que se reencontra a cada instante, reinventa-se, renova-se e autoafirma-se nos seus elementos identitários.
Cidade cosmopolita, assume a evolução, deixa nascer nela infra-estruturas modernas, ao mesmo tempo que resguarda as suas origens, quer na memória colectiva das suas gentes, quer em instituições como museus, livrarias, bibliotecas, monumentos, entre outros.
É nos monumentos que o nosso semanário pretende viajar nestas celebrações do dia da cidade capital. Existem vários: Casa Amarela, Padrão de Guerra, Casa de Ferro, Jardim Tunduru, Sé Catedral, estátuas, Estação dos Caminhos de Ferro, museus, entre outros. domingo visitou alguns.
CASA AMARELA
O Museu Nacional da Moeda, mais conhecido por Casa Amarela, foi construído no século XIX e transformado em museu em 1981. Em seis salas conta a história da moeda nacional e não só. Segundo escritos emoldurados nas paredes da sala 1, antes do aparecimento da moeda, por volta dos séculos XII/XIII, em África e no mundo eram usados objectos que funcionavam como equivalentes, para fazer a troca de excedentes de produção. Eram usados objectos como enxadas, m’xudos, argolas ou manilhas. Leia mais…