Início » CCFM acolhe primeiro espectáculo

CCFM acolhe primeiro espectáculo

Por admin

Um espectáculo a ter lugar no Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo, no próximo dia 31 do corrente mês, vai marcar o início da VII edição do Festival Marrabenta, que contará com a participação de diversos músicos nacionais.

O Festival Marrabenta, patrocinado oficialmente pela mcel-Moçambique Celular, tem por objectivo contribuir para a preservação e promoção da cultura moçambicana, debates, formação de artistas e seus promotores, bem como a promoção de valores de cidadania, entretenimento, intercâmbio e diálogo entre os fazedores dessa arte.

Durante a conferência de imprensa, referente ao lançamento do evento, ocorrida na semana finda, em Maputo, Paulo Sithoe, representante do Laboratório de Ideias, referiu que se pretende nesta VII edição, pintar um quadro bonito: os músicos, principalmente os que fazem parte desta edição, são muito próximos e, este ano, têm ainda condições propícias para estar cada vez mais juntos.

Acrescentando mais adiante que a organização decidiu abraçar um projecto do ARPAC-Instituto de Investigação Sócio-Cultural, que consiste numa pesquisa sobre a origem da marrabenta a ser apresentada no próximo dia 30, em Maputo, devendo ser, posteriormente, transformada em livro.

Por sua vez, o representante da mcel, Abílio Mutemba, agradeceu a oportunidade de participar do presente evento cultural, assente na exaltação da moçambicanidade. Desde que nos foi apresentado este projecto abraçámo-lo com muito prazer, por isso dá-nos um prazer enorme participar neste festival, disse.

Já o consagrado artista Dilon Djindji afirmou estar devidamente preparado para fazer um grande show, prometendo uma brilhante actuação repleta de muita energia. Vamos inovar, apresentando uma marrabenta de 2014, valorizando a nossa cultural, bem como os patrocinadores.

Entretanto, o evento organizado pelo Laboratório de Ideias vai pela primeira vez abranger as três províncias do Sul do País, nomeadamente Maputo, Gaza e Inhambane. Com efeito, espera-se que o Comboio da Marrabenta escale o distrito de Marracuene (Gwaza Muthini e Centro Cultural de Matalane), na província de Maputo, seguindo depois para Xai-Xai e Chókwè, ambos em Gaza, e posteriormente para a cidade de Inhambane.

Refira-se que, para além de Dilon Djindji, vão desfilar igualmente na VII edição do Festival Marrabenta a orquestra Djambo 70, Xidiminguana, Wazimbo, Mingas, Neyma, Stewart Sukuma, Mr. Bow, MC Roger, DJ Ardiles, entre outros músicos da nova geração, fazedores do estilo musical Pandza/Dzukuta.

Você pode também gostar de: