A banda Kakana foi convidada para participar em seis festivais musicais no Canadá, durante trinta dias. Mas a viagem dos seis elementos está condicionada a aquisição de passagens aéreas, pois os organizadores dos festivais, apenas custeiam a hospedagem e alimentação no local.
Jimmy Gwaza, líder da banda, afirma que a primeira medida tomada pelo grupo foi a diminuição de dez elementos para seis, por forma a reduzir os custos. “Normalmente a banda actua com dez elementos. Mas reduzimos para seis. Precisamos de seis passagens aéreas, mas de momento só temos três que foram pagas pelo Banco de Moçambique”.
Sobre outras probabilidades de patrocínio, Jimmy afirma terem exposto a sua preocupação ao FUNDAC (Fundo de Apoio Cultural), do Ministério da Cultura. “ Mas segundo eles, nós não podemos beneficiar de um apoio duas vezes em dois anos. FUNDAC patrocinou nosso disco, por isso, agora não somos elegíveis para receber apoio nesta digressão”.
A partida para Canadá deverá ser efectuada no dia trinta de Junho, caso haja passagens aéreas. “ Fomos convidados para actuar em seis festivais com destaque para Toronto, Vancouver, e no Montreal Festival. O convite foi formulado através da Mathapa Produções, um grupo misto que envolve moçambicanos e canadianos residentes no Canadá”.
Dos seis elementos que estão agendados para ir ao Canadá, constam: Yolanda (vocalista), Jimmy Gwaza (guitarrista), Sacres (viola baixo), Quinzinho (bateria), Figas (teclado), Raimundo (teclado).
Questionado sobre o repertório a exibir no Canadá, Jimmy Gwaza disse: “Vamos tocar um pouco de tudo que a banda tem, mas também incluiremos alguns números do nosso próximo disco”.