Cai hoje o pano sobre a 10.ª Edição do Festival Azgo, que decorre desde sexta-feira última na capital do país. Para hoje, o espectáculo está agendado para o Campinho da Mafalala, na cidade de Maputo, e deverá contar com as actuações do músico Stewart Sukuma, Hélio Beatz, Júnior Boca, James Macamo e o agrupamento Tufo da Mafalala.
O Festival internacional Azgo regressa depois de uma paragem de dois anos devido à pandemia da covid-19. Na sua 10.ª edição, o evento tem como lema “Diversidade Cultural e Paz”, como pretexto para a exaltação do que os organizadores chamam de “Afrofuturismo”.
Júlia Novela, directora do festival, esclareceu que “chamamos Afrofuturismo porque queremos ver a criatividade do público, de forma descontraída. Desta forma, quem tiver o melhor traje afrofuturista será premiado com um valor monetário de 50 mil Meticais”.
É por isso que o festival, para esta edição, celebrou parcerias com estilistas e fazedores da moda no país, com o intuito de, enquanto decorrer a festa, impulsionar a compra e uso de peças de roupas originariamente moçambicanas, num conceito que abarca a exposição de potencialidades turísticas do país. Leia mais…