A notícia quase nos fez desmaiar. E agora? Pensamos com os nossos botões. Mas, de onde virá uma notícia tão bombástica? Quem teria tomado tal decisão? Será que o decisor não tem a sua saliência?Muitas perguntas perturbadoras.Bula-bula por vezes desmaia. Mas, desta vez, aguentou-se. Era preciso ir ao corpo da notícia para compreender melhor o que se está a passar.
E, lá estava. Os agentes barrigudos que devem ser afastados são de todos os estados brasileiros e não daqui, do nosso belo Moçambique. Ufff… que susto! Estávamos a ver as nossas ruas desertas de patrulhamento policial, e a bandidagem e ladroagem a alargar o campo de acção perante a ausência total de quem os possa dissuadir. Mas, mais interessante do que a sensação de alívio foi perceber a motivação das autoridades daquele país irmão. O corpo da notícia é mais interessante que todo o resto. Vamos ler juntos:
“Por determinação do Governo Federal, as secretarias de segurança pública, em todos os estados brasileiros, terão de afastar os policiais barrigudos da corporação, até que eles fiquem em forma e aptos para correr atrás de bandidos.
Para o governo, a medida de afastar estes policiais é necessária porque, a maioria dos bandidos são “magrelos” e correm muito. Já o policial fora de forma não consegue alcançar o pique do meliante.
O policial fora de forma terá 90 dias para “zerar” a barriga e retomar as actividades. Quem não conseguir continuará suspenso por mais 90 dias”, fim de citação.
Há decisões que são muito sérias nos contextos em que são tomadas, porque fora delas, viram piada, da boa. Aquele período onde se fala de “bandidos magrelos e que correm muito”, tem pinta. A parte que diz que “o polícia fora de forma não consegue alcançar o pique do meliante” é muito mais interessante.
Aos agentes de cá, Bula-bula manda o seu abraço de tranquilidade. O título acima é copiado de um jornal brasileiro. Não se preocupem, companheiros. Aqui ninguém precisa correr. Temos cá os nossos métodos para travar a fuga dos bandidos. Comam à vontade que muitos jornalistas também são barrigudos e ninguém os chateia.