O Instituto Superior de Estudos da Defesa já formou desde a sua criação 1400 oficiais superiores.
No ano lectivo de 2016, graduou 28 mestres daquele que foi o terceiro curso de Estado-maior Conjunto, 38 mestrados em Ciências Militares, 11 altos comandos, aspirantes a oficiais generais. Outros 35 oficiais receberam formação de adequação que, segundo apurámos, visa introduzir os oficiais com formação diversificada na doutrina militar moçambicana.
Entretanto, para além dos cursos especificamente militares, o ISEDEF abriu as portas ao mundo científico com uma vasta carteira de mestrados abertos a outros membros das forças de defesa e segurança e civis.
No leque desses cursos encontramos o Curso de Direito e Segurança, Mestrado em Educação Cívica e Patriótica, Curso de Mestrado em História Militar de Moçambique, Mestrado em História dos Movimentos de luta de libertação da África Austral, Curso de Mestrado em Paz, Guerra e desenvolvimento Económico, Mestrado em Relações Internacionais, Negócios, Empreendedorismo e Inovações Internacionais.
Há ainda um outro curso parecido com este, que é Relações Internacionais, Negócios e Liderança Internacional e, finalmente, o Mestrado em Ciências de Educação.
A primeira edição destes mestrados abertos a civis abrangeu 122 estudantes; na segunda edição teve 92 participantes enquanto na presente edição conta com um efectivo de 78 mestrandos.