Início » Aumenta rastreio do cancro do colo do útero em Guro

Aumenta rastreio do cancro do colo do útero em Guro

Por admin

Pelo menos 1988 pessoas beneficia-ram, no ano passado, de consultas de rastreio do cancro do colo do útero no distrito de Guro, na província de Manica. A cifra representa um aumento em 1417 consultas quando comparada com 2015, quando foram rastreadas 571 pessoas. O rastreio ocorreu durante as consultas de planeamento familiar e o aumento de pacientes deveu-se à entrega abnegada dos profissionais da Saúde em activida-des de sensibilização e à colaboração di-recta da população no combate à doença.

 A informação foi tornada pública durante a sessão do Governo distrital de Guro, alargada a outros qua-dros, por ocasião da visita do go-vernador de Manica àquele distrito. Falando no encontro, o administrador dis-trital de Guro, David Franque, disse que para além do rastreio do cancro do colo do útero, houve um incremento na cobertura de tratamento anti-retroviral em adultos ao passar de 548 para 851 no ano transato. O tratamento com anti-retroviral pe-diátrico também aumentou de 67 para 97 em 2016 nos últimos dois anos. “A Saúde tem sabido controlar a situ-ação sanitária da população do distri-to de Guro”, disse David Franque, tendo acrescentado que no que diz respeito ao combate à malária, foram distribuídas 5776 redes mosquiteiras a mulheres grá-vidas em todas as unidades sanitárias do distrito. 

Por seu turno, o governador da pro-víncia de Manica, Alberto Mondlane, orientou o governo distrital de Guro a trabalhar para melhorar as condições de vida da população, especialmente através da expansão da rede sanitária, escolar, eléctrica, abastecimento de água e melhoramento das vias de acesso. “Vamos trabalhar juntos para o povo”, recomendou Alberto Mondlane.

Você pode também gostar de: