O Banco de Moçambique (BM) garantiu, semana finda em Maputo, que o Fundo de Garantia de Depósitos já reembolsou a 854 depositantes, dos 5 116 clientes singulares que tinham contas no extinto Nosso Banco. Ao todo, já foram desembolsados cerca sete milhões de meticais.
Segundo o administrador dos Recursos Humanos, Jurídico e Regulamentação, Alberto Bila, o Fundo de Garantia de Depósitos tem uma capacidade para atendimento diário de cerca de 150 pessoas. Entretanto, tem atendido, em média, 71 pessoas.
“Com estes indicadores, e com afluência que temos estado a registar, podemos dizer que o processo está a correr bem, sobretudo se levarmos em conta que o prazo de reembolso está previsto para 9 de Fevereiro”, disse.
Bila sublinhou que cerca de 1800 depositantes que tinham, na altura da liquidação, saldo que varia entre zero a 100 meticais, que corresponde a um total de sete mil meticais a serem devolvidos, representando assim 36 por cento do total dos depositantes.
Por outro lado, aquela instituição financeira tinha 470 depositantes cujos saldos variavam entre 101 a 200 meticais, que representam pouco mais de nove por cento do total e tem um valor acumulado de cerca de setenta mil meticais.
Os depositantes que deverão receber valores situados entre 200 a 500 meticais são 580, representam mais de 11 por cento e tem um saldo agregado de mais de 192 mil. Até ao momento, foram reembolsados sete milhões de meticais, de um total de 15.6 milhões de meticais.
Entretanto, Alberto Bila disse que o Banco Central já nomeou o presidente da Comissão Liquidatária. Trata-se do Presidente de Conselho de Administração (PCA) da Deloitt, João Machado, que, numa primeira fase, vai trabalhar sozinho até a nomeação de outros dois membros da comissão que vão representar os credores e os accionistas.
“Há uma série de actos que deverá fazer tendentes a constituição desta comissão, nomeadamente mandar afixar anúncios onde vem discriminada a lista de todos os credores e a importância do referido crédito. Este acto é importante porque a partir dele vão se desencadear outros actos subsequentes, nomeadamente a eleição ou indicação dos outros membros da Comissão Liquidatária”, destacou Bila.
Refira-se que a principal competência desta comissão é apurar o passivo e o activo e do Nosso Banco que depois será vendido e com o produto da venda procederá ao pagamento dos credores, onde estão incluídos os depositantes.