47
A Selecção Nacional de Futsal de Moçambique estreia-se hoje no Campeonato do Mundo da modalidade que decorre desde ontem na Colômbia, defrontando a sua congénere da Austrália em desafio inserido na primeira jornada do grupo “D”, que integra também as selecções do Brasil e Ucrânia.
É a estreia absoluta de Moçambique num torneio mundial de futsal, tendo definido o objectivo de transitar para a fase seguinte, o que passa por bater justamente a Austrália na partida de hoje. A Austrália é, em termos teóricos, o adversário mais acessível do grupo.
NoColiseu Bicentinário, palco dos jogos do grupo “D”, no dia 14, quarta-feira. Moçambiqueenfrenta o Brasil,para no dia 17 bater-se com a Ucrânia.
Os dois primeiros lugares dão acesso aos oitavos-de-final, mas também apuram-se os quatro melhores terceiros.
O Brasil conquistou os últimos dois campeonatos do Mundo e é o grande favorito ao título, já os ucranianos são habituais mundialistas e no últimoficaram emquinto lugar.
Moçambique participa pela primeira vez no Mundial depois deseclassificar em terceiro lugar no Campeonato Africano que decorreuem Abril passado na África do Sul.
O Mundial édisputado por 24 selecções. Eis os grupos completos:
Grupo A: Colômbia, Portugal, Panamá e Uzbequistão
Grupo B: Rússia, Egipto, Tailândia e Cuba
Grupo C: Itália, Paraguai, Guatemala e Vietname
Grupo D: Brasil, Ucrânia, Austrália e Moçambique
Grupo E: Argentina, Costa Rica, Ilhas Salomão e Cazaquistão
Grupo F: Espanha, Irão, Marrocos e Azerbaijão