Início » Empresários do Dubai visitam Moçambique

Empresários do Dubai visitam Moçambique

Por admin

Uma missão empresarial da Câmara de Comércio de Dubai visitou esta semana Moçambique para se inteirar das oportunidades de negócio bem como o estabelecer parcerias com os empresários moçambicanos.

Trata-se de um grupo de empresários de diversas áreas de actividade do Dubai, com destaque para a educação, formação profissional, infraestruturas, turismo, manufactura e comércio.No último dia da visita, os empresários dos Emirados Árabes Unidos mantiveram, em Maputo, um encontro com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique – CTA para, abertamente, debater sobre as oportunidades de negócio, conhecer as áreas prioritárias de investimento e ainda se inteirar das vantagens na criação de parcerias com o empresariado nacional.

Investimento em petróleo

e gás vai continuar a subir

O investimento directo estrangeiro nos projectos de LNG-Gás Natural Liquefeito, na bacia do Rovuma, no Norte do País, estima-se que atinja, entre 2017 e 2022, cerca de 35 biliões de dólares norte-americanos, caso a parte contratual para que as operadoras possam avançar para a decisão financeira de investimento seja concluída até ao final do ano em curso.  Estas projecções foram feitas por Paul Eardley-Taylor, director de Petróleo e Gás para África Subsariana do Standard Bank, à margem da 5ª edição da Conferência e Exposição de Minas, Energia, Petróleo e Gás Natural de Moçambique (MMEC), ocorrido recentemente, em Maputo.

De acordo com Paul Eardley-Taylor, as descobertas offshore de materiais nas áreas 1 e 4 da Bacia do Rovuma têm o potencial de colocar Moçambique no top 9 do ranking mundial de reservas de gás natural e no top 5 para o gás não-associado em destino de investimentos susceptíveis.

Contudo, a fonte alertou, que é importante compreender a forma como os projectos de LNG são estruturados desde a concepção até que tenham desenvolvimento.

Política de Emprego vai

 a validação  pública

O anteprojecto da futura Política de Emprego, cujo processo de reflexão e auscultação teve lugar em todo o país, vai ser validado publicamente este mês numa conferência nacional que terá lugar na capital do país, na presença de diversas sensibilidades sócio-económicas, políticas, religiosas, académicas, empresariais, entre outras.

O Governo pretende que o anteprojecto a ser validado espelhe uma verdadeira Política de Emprego, feita por moçambicanos, para moçambicanos e, sobretudo, em prol do desenvolvimento de Moçambique.

Para além da conferência nacional de validação do anteprojecto da Política de Emprego, o documento também merecerá apreciação pela Comissão Consultiva do Trabalho (CCT), respeitando o tripartismo que tem caracterizado o nosso país e o tornado exemplo no concerto das nações.

Nyeleti Mondlane

no retiro ministerial da UA

A Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Mondlane, participou entre os dias 5 e 8 de Maio no quarto Retiro dos Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Africana na capital do Quénia, Nairobi, cujo objectivo era debater e procurar soluções para o paradoxo de uma “África Rica, Africanos Pobres”.  O retiro de Nairobi seguiu-se a um outro realizado em Janeiro de 2016, na cidade de Mekele, na Etiopia, onde os ministros debateram, de forma profunda, os factores internos e externos que contribuem para a permanência deste paradoxo e os grandes desafios para se alcançar a “África que queremos”, sob o comando da Agenda 2063. A Presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma foi uma das participantes da reunião.

Lançada ligação

Maurícias-Maputo

A Air Mauritius apresentou na passada quarta-feira um voo de ligação entre a Maurícias e a cidade de Maputo, por via de uma escala que será efectuada nos voos de ligação para Durban, na África do Sul. A Companhia Aérea das ilhas Maurícias vai realizar uma ligação por semana à quarta-feira cuja operação será efectuada numa aeronave Airbus A319.

Esta rota triangular tem origem no Aeroporto Internacional Sir Seewoosagur Ramgoolam, também conhecido como Plaisance, nas imediações de Port Louis, na capital da ilha Maurícia, e vai fazer escala no aeroporto de Mavalane, em Maputo, e seguir para Durban, operando com os códigos de voo MK847 e MK848, às quartas-feiras.

A Air Mauritius revelou que se a procura se justificar a frequência semanal poderá ser aumentada para 2 ou 3 voos. A Companhia Aérea também anunciou outra rota triangular para Nairobi no Quénia, com escala em Dar es Salaam na Tanzânia que terá três frequências semanais.

 

 

Você pode também gostar de: