O governo zimbabweano introduziu um novo regime de vistos que numa primeira fase vai permitir aos cidadãos da maioria dos estados membros da SADC entrar no país sem visto. Dentre esses países incluem-se o Botswana, República Democrática do Congo, Lesotho, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Suazilândia, Tanzânia e Zâmbia.
Por outro lado, os cidadãos de 58 países fora da SADC vão a partir de agora passar a pedir o visto no ponto de entrada no país.
De acordo com o novo regime de vistos, os nacionais de 120 países terão o que pedir o visto de entrada antes de viajar.
Falando numa conferência de imprensa, o Ministro dos Assuntos Internos, Ignatius Chombo, disse que o Departamento de Imigração apresentou os novos requisitos para facilitar os negócios e livre circulação no país.
"A fim de facilitar a promoçao de negócios e livre circulação de pessoas no país, o Governo decidiu rever o actual regime de vistos", disse o ministro.
O ministro Chombo adiantou ainda que o Departamento de Imigração reorganizou-se no ano prestes a terminar através de várias iniciativas para melhorar a prestação de serviços.Este departamento embarcou na informatização das principais fronteiras de entrada e saída para reduzir o período de espera dos viajantes.
"Isso culminou com a redução do tempo de espera dos viajantes que é agora de três minutos contra os anteriores sete para aqueles que não precisam de visto e de quatro minutos para aqueles que precisam de visto", anunciou o ministro Chombo, naquilo que ele considera como desenvolvimentos que visam simplifica as viagens.
Frisou que o governo está em processo de revisão da legislação para adequá-la às melhores práticas internacionais.