Cerca de duzentas crianças órfãs do Ministério Arco-íris, no Zimpeto, cidade de Maputo, estão desde quinta-feira, 9 de Julho, a aprender a jogar xadrez numa iniciativa da Academia de Xadrez da Matola.
A aula de inauguração foi orientada por Domingos Langa, patrono da Academia de Xadrez da Matola, que disse aos petizes que nas aulas da modalidade é necessária muita concentração.
“Com o xadrez vocês vão-se tornar em alunos muito inteligentes. Vão saber como encarar e resolver os problemas que vos rodearem. Porém, exige-se muita disciplina e concentração nas aulas, que passam a ter a partir de hoje”, referiu Domingos.
O Ministério Arco-íris alberga bebés e crianças abandonadas pelos progenitores, outras recolhidas de pais impossibilitados. A organização é uma congregação religiosa onde também funciona a Academia de futebol denominada Brilho do Sol Íris, que já foi visitada do pelo seleccionador de futebol, Abel Xavier.
E muito recentemente recebeu visita de dois futebolistas jogadores alemães, Maskus Richter e Sebastian Meichbner, ambos do clube FSV Blaw-Weib Schaftenberg, que interagiram com os jogadores dos escalões de infantis, iniciados e Juvenis.