A Selecção Nacional de Futebol “Mambas” estreia-se próximo dia 19 de Junho no torneio regional Cosafa enfrentando a sua similar da República Democrática do Congo, que participa no evento como convidada. A competição terá lugar em Windhoek, Namíbia, de 14 a 26 de Junho.
A turma moçambicana traçou como objetivo principal na competição atingir a derradeira fase do torneio, à semelhança do sucedido na última edição que Moçambique foi finalista vencido, desempenho que permite entrada directa para os quartos-de-final.
Para a prova, o Seleccionador Nacional, Abel Xavier, convocou 20 jogadores, destacando o avançado Domingues e o defesa Mexer, duas unidades experientes para comandar a equipa.
Alguns atletas estão indisponíveis por não se tratar duma Data-FIFA, com realce para Jumisse e Zainadine Jr. Abel Xavier diz que confia totalmente nos convocados. “Estes jogadores dão-nos garantias para alcançar os nossos objectivos”, destacou.
Tal como referiu, os jogadores e ele próprio quer continuam a crescer somando vitórias e construindo uma equipa forte, empenhada e que dignifique o país.
O técnico entende que o segundo lugar conquistado na última edição do torneio “Cosafa” deve servir de factor motivacional já no primeiro jogo, mesmo reconhecendo que será perante um adversário campeão africano (o Congo é detentor do título do CAN Interno – CHAN).
Os atletas convocados são os seguintes:
Guarda-redes: Pinto (Ferroviário de Nampula) e Guirrugo (Maxaquene).
Defesas: Mexer (Stade, França), Jeitoso (Ferroviário de Maputo), Klei (Estrela Vermelha), João Mazive (Costa do Sol), Bruno (Maxaquene) e Salomão (Ferroviário de Nampula).
Médios: Josefe (Clube do Chibuto), Lóló (Estrela Vermelha), Gildo (ferroviário da Beira), Witi (Nacional, Portugal), Timbe (Ferroviário de Maputo), Dainho (Liga Desportiva de Maputo) e Luís (Songo).
Avançados: Nelito (Ferroviário da Beira), Sonito (Liga Desportiva de Maputo), Dominguês (Bidvest, África do Sul), Parkim (Costa do Sol) e Manucho (Ferroviário de Maputo).