A dupla moçambicana de canoagem formada por Mussa Tualbudine e Joaquim Lobo estreia-se hoje, domingo, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o mesmo sucedendo com o judoca Marlon Acácio.
Trata-se de duas modalidades que Moçambique participa fruto de mérito desportivo, depois de prestação vitoriosa nas fases de qualificação.
A estreia absoluta na canoagem do país acontece através de dois jovens que nos últimos meses cumpriram uma preparação rigorosa no Brasil.
Após a inédita qualificação em resultado do primeiro lugar na classe C1-1000 metros e consequente conquista, pela primeira vez, do título de campeões de África, com o tempo de 4,16,10 minutos, a dupla regressou ao Brasil para afinar-se.
Joaquim Lobo tem 21 anos e considera a presença no Rio de Janeiro um prémio para a modalidade, enquanto Mussa Tuabuldine conta com 24 anos.
No judo, a missão moçambicana está entregue a Marlon Acácio, na categoria dos 81 kg, sendo esta a terceira participação moçambicana nesta modalidade.
Terça-feira será a vez do nadador Igor Mogne entrar em acção numa altura que o atleta se apresenta em forma e conseguiu, embora fora do tempo estipulado, atingir o tempo mínimo exigido para tomar parte nos Jogos Olímpicos.
Kurt Couto será o último a entrar em prova nas competições de atletismo, sendo esta a terceira vez que participa, depois da estreia em 2004, em Atenas, na Grécia, e Londres, oito anos depois.
Kurt Couto, que irá competir nas provas de 400 metros barreiras, e só entra em acção no dia 12 de Agosto.