“Embora não seja essa a intenção imediata da direção presidida desde 25 de Maio de 1978, data da sua fundação, por Rogério Pereira da Silva, o Clube de Desportos de Chidenquele corre o risco de a curto prazo ver-se presente no Moçambola, prova máxima do calendário futebolístico nacional”, assim escrevemos em 2014.
“Entrega dos jogadores e treinadores, pagamento a tempo e horas de salários e prémios de jogo, infra-estruturas adequadas e bens indispensáveis (dois campos, um relvado para jogos e outro pelado para treinos, balneários separados para jogadores, treinadores, árbitros e público, um lar para os atletas, estes maioritariamente forasteiros, um centro social e uma carrinha de 30 lugares, tudo de fazer invejar maior parte dos clubes do Moçambola 2014) e seriedade por parte dos seus dirigentes são factores que muito concorrem para o futuro melhor do clube que vem sendo construído de ano para ano e de pedra a pedra”, referimos.
Hoje temos a escrever que Clube de Desportos de Chidengule é virtual campeão provincial de futebol de Gaza de 2016, facto conseguido no passado fim-de-semana quando faltavam três jornadas para o término do campeonato provincial gazense. Isso porque ao somar 35 pontos já não pode ser superado pelo Clube de Gaza com 25 pontos, pois este nas próximas jornadas só pode ganhar nove pontos, terminando a prova com 34 pontos.
Apesar da satisfação pelo trabalho da equipa no campeonato provincial, o presidente do Clube de Chidenguele, Rogério da Silva, prefere esperar pela homologação da classificação final da prova para puder gritar “somos campeões de Gaza”, porque este futebol está cheio de espinhos, artimanhas e incertezas.
Se já estava aberto o caminho para Moçambola, Rogério Silva é igualmente cauteloso. “Moçambola é outra história. Vamos aproveitar esta vitória para divertirmo-nos mais no futebol. Teremos pela frente a Liga de Honra. E só depois saberemos se estaremos ou não no Moçambola. Há muito caminho por percorrer e uma crise económica por viver”, sublinhou.
Chidenguele foi o primeiro clube de Gaza a ter estatutos reconhecidos. Não pratica somente futebol. Vela, canoagem e concursos de pesca desportiva também são suas modalidades. É promotora de regatas de vela e canoagem na Lagoa de Nhambavale, que acolheu provas dos X Jogos Africanos Maputo 2011.