Moçambique foi o primeiro país do Mundo a sagrar-se bi-campeão mundial na modalidade de Salto Acrobático à Corda, no evento realizado na Cidade de Braga, Portugal. A vitória foi alcançada diante de conjuntos mais experientes, nomeadamente os Estados Unidos da América e a França.
O combinado nacional regressou semana finda a Maputo e promete continuar a trabalhar para consolidar a sua performance além-fronteiras.
Contrariamente ao divulgado em vários meios de comunicação social, os atletas dizem que a viagem foi tranquila, e sempre tiveram garantias de bilhetes de regresso, alojamento e alimentação, não tendo passado em Portugal por dificuldades de grande monta.
“Desde a partida para Portugal ao seu regresso à Cidade de Maputo, a selecção de ginástica cumpriu com o roteiro programado, a começar pela aquisição de passagens aéreas de ida e volta, a escolha dos locais de hospedagem, o seguro de viagem, pagamento de alimentação e imprevistos”, garantiu a organização.
Referir que a Federação de Ginástica de Moçambique já conseguiu, em seis anos, oficializar cinco associações provinciais, a introdução modalidade nos Festivais Nacionais de Jogos Escolares, o que se perspectiva favoreça o contínuo crescimento da modalidade além-fronteiras.