A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) vai homenagear, dia 26 de Agosto corrente, o antigo jogador e treinador Augusto Matine, em reconhecimento do seu percurso desportivo e contribuição para o desenvolvimento do futebol nacional.
O acto terá lugar em Maputo perante convidados nacionais de diferentes áreas e vai assinalar o início dum programa da FMF visando enaltecer o papel de determinadas figuras no engrandecimento do futebol moçambicano dentro e fora do país.
Nascido em Lourenço Marques (actual Maputo), a 13 de Fevereiro de 1947, Augusto Matine fez grande parte da sua carreira de futebolista em Portugal entre os anos 1969 e 1981.
Jogando na posição de médio, representou o colosso Benfica, Vitória de Setúbal, Portimonense, Desportivo de Aves e Estrela da Amadora, tendo sido durante muitos anos também treinador deste último clube nos escalões de formação.
Regressou a Moçambique para responder ao chamamento de orientar a Selecção Nacional de Futebol, tendo depois treinado o Ferroviário e Desportivo de Maputo, antes de regressar ao departamento de formação da federação.
Indagado a respeito da homenagem pelo domingo, o presidente da FMF, Alberto Simango Jr., disse que é necessário transmitir continuamente aos atletas mais novos as referências do futebol moçambicano e Augusto Matine integra esse grupo de notáveis ainda vivos.
“A federação não vai fazer mais nada senão curvar-se, com toda a família do futebol, ao esforço e entrega de Augusto Matine ao futebol. Entendemos que Moçambique deve saber retribuir aos seus melhores filhos”, disse o presidente da FMF.
Explicou que a cerimónia está projectada para ter lugar no Hotel Polana e será também um momento de o próprio Augusto Matine rever figuras com as quais partilhou vários momentos de futebol.
“Certamente teremos um momento para Augusto Matine transmitir aos convidados as suas lições de futebol. Estamos a falar duma pessoa que representou o gigante Benfica e a selecção portuguesa. Conhece o balneário melhor do que ninguém, por isso os novos atletas devem inspirar-se na carreira dele”, anotou o dirigente.
A homenagem a Augusto Matine vai coincidir com a passagem de um ano de mandato do actual elenco directivo da FMF, sendo, por isso, também uma oportunidade para pontuar o cumprimento do programa da direcção de Alberto Simango Jr.