Início » Mais de vinte distritos na rota das Corridas pela Paz

Mais de vinte distritos na rota das Corridas pela Paz

Por admin

Os distritos de Mueda, Mocímboa da Praia (Cabo Delgado), Unango, Cuamba (Niassa), Ribáuè e Moma (Nampula), Gúruè e Mocuba (Zambézia), Gorongosa, Dondo (Sofala), Vanduzi e Manica (Manica), Angónia e Chiúta (Tete), Vilanculo e Mabote (Inhambane), Chibuto e Chókwè (Gaza), Namaacha e Moamba (Maputo), Catembe e Kampfhumo (Cidade de Maputo) são os que fazem parte da rota das Corridas pela Paz, que serão levadas a cabo este ano, uma iniciativa do empresário Shafee Sidat, presidente da Federação Moçambicana de Atletismo, com apoio da mcel.

A iniciativa foi realizada em regime experimental o ano passado, primeiro no distrito de Morrumbala, na Zambézia, dia 4 de Dezembro, seguindo-se em Gondola, província de Manica, e Homoine, província de Inhambane.

Nos três locais, sedes distritais, os vencedores receberam três, dois e mil meticais, primeiro, segundo e terceiro classificados, respetivamente, em masculinos e femininos. Também houve ofertas de bolas, camisolas e chinelos.

A ganância pelo dinheiro, fez com que a corrida de Gondola fosse a pior das três já realizadas. A própria rota foi mal concebida, o que levou ao encurtamento da mesma, originando falsos vencedores, tendo havido desclassificações. Professores, alguns deles fiscais da prova, terão orientado seus pupilos a se esconderem em quintais para depois romperem pela frente chegando a meta nos primeiros lugares, o que foi detectado a tempo e horas pela equipa coordenadora do certame.

A corrida de Homoine foi a melhor organizada, tendo contado com a presença das autoridades governamentais, gente da saúde e cúpula distrital do partido Frelimo. No final houve música apresentada pelos jovens cantores locais.

De Morrumbala terá sido a mais espetacular e assistida, embora tenha sido preparada em pouo tempo. Decorreu na estrada principal, que divide a vila sede distrital, de uma ponta para a outra.

As Corridas pela Paz são o grito pela paz através do desporto, neste caso o atletismo. E acontecem numa altura em que em algumas zonas do país são reportados com frequência ataques armados entre as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique e os homens armados da Renamo.

Ontem realizou-se no distrito do Chibuto, província de Gaza, a primeira corrida das vinte e duas programadas para este ano. Foram centenas de crianças, jovens, adultos e velhos, de ambos sexos, que se puseram à rua a exigir paz em todo país correndo.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana