O Maxaquene derrotou na tarde de ontem, no Estádio da Machava, o Ferroviário de Maputo por 2-0 em desafio pontuável para a sexta jornada do “Moçambola”. Noutro desafio, a ENH de Vilankulo e a Liga Desportiva de Maputo empataram a um golo.
Foi um Maxaquene eficaz aquele que vimos ontem na Machava, perante um Ferroviário que, enquanto esteve a perder, mostrou vontade de inverter o resultado mas sem qualquer invenção táctica.
Quer dizer, os “locomotivas” jogaram sempre da mesma maneira mesmo depois de sofrer os dois golos obtidos no início do tempo regulamentar, primeiro por Mayunda, e depois por Manuelito, este último quase do meio-campo, num remate fulminante que o guarda-redes Germano nos pareceu mal batido.
A partir daí Chiquinho Conde soube orientar sua equipa para gerir o resultado até ao final e teve no guarda-redes Basílio uma surpresa agradável, defendendo com tranquilidade e mostrando, inclusive, que pode ser ameaça séria para Guirrugo que não alinhou devido a castigo.
Não podemos concluir a segunda parte sem anotar o violento remate de Luckman à barra transversal da baliza “locomotiva”.
Também vale registar que no primeiro tempo o jogo foi animado e só não teve golos porque Luckman, isolado pro Paíto, não conseguiu desviar para a baliza.
Doutro lado Maurício até cabeceou forte em resposta a um cruzamento de Edmilson, mas Basílio respondeu com uma defesa em grande estilo.
Nas contas finais, ganhou a equipa que melhor controlou os momentos da partida e perdeu aquela que em desvantagem limitou-se a atacar sem arte nem engenho.
O Maxaquene igualou-se na classificação ao Ferroviário, com 11 pontos, os mesmos do ENH de Vilankulo. A Liga Desportiva de Maputo passa a somar 14 pontos.
Jogos de hoje
ESTÁDIO NACIONAL DO ZIMPETO
15.00h-Desportivo-Desportivo do Niassa
Árbitro: Inácio Sitoe, auxiliado por Júlio Muianga e Elina José. quarto é Filimão Filipe.
CAMPO DO FERROVIÁRIO DE QUELIMANE
15.00H-1º de Maio-Ferroviário da Nacala
Árbitro: Samuel Chiridza, coadjuvado por João Paulo e Amisse Djuma. quarto é Ramujane Ramujane.
CAMPO DO CHIBUTO
15.00H-Chibuto-UD Songo
Árbitro: Simões Guambe, coadjuvado por Teófilo Mungói e Carlos Mussane. quarto é Mário Tembe.
CAMPO DA BELA VISTA
15.00h- Desp. Nacala-Ferroviário da Beira
Árbitro: José Maria Rachid, auxiliado por Olívio Saimone e Manuel Nelson. Quarto é Júlio Gonçalves.
CAMPO DO DESPORTIVO DE TETE
15.00h-Chingale-Costa do Sol
Árbitro: António Munguambe, auxiliado por Gimo Patrício e Isac Domingos. Quarto é César Colar.
ESTÁDIO 25 DE JUNHO
15.00H-Ferroviário de Nampula-Estrela Vermelha
Árbitro: afonso Xavier, coadjuvado por Dias Sigaúque e Abene Jussa. Quarto é Sérgio Chata.