O Presidente da Liga Moçambicana de Futebol (LMF), Ananias Couana, anunciou que aquele órgão vai endurecer as medidas contra os protagonistas de violência nos campos que acolhem os jogos do Campeonato Nacional de Futebol “Moçambola”.
O dirigente pronunciava-se no rescaldo das cinco jornadas do campeonato nacional de futebol já disputadas, durante as quais registaram-se algumas situações indesejáveis.
Na quinta jornada, em Nacala, adeptos do Ferroviário local arremessaram pedras e outros objectos para o retângulo do jogo, tendo ferido um jornalista e um massagista.
Na sequência, o Conselho de Disciplina da LMF decidiu punir os “locomotivas” com uma pena de interdição do seu campo ao público em três jogos e ainda ao pagamento duma multa pecuniária no valor de 20 mil meticais.
Ananias Couana entende que a aplicação de multas não é a solução final do fenómeno, mas, repisa, a LMF vai ser dura para com os prevaricadores através de penas mais severas previstas no regulamento de Disciplina da Federação Moçambicana de Futebol adoptado pela Liga há dois anos.
– A partir deste ano vamos aplicar o regulamento de Disciplina da FMF, que prevê multas mais severas. Por exemplo, no actual regulamento, a multa por cartão amarelo é de 50 meticais, que está desajustado.
No caso de Nacala, Couana reconheceu existirem pedras a mais no exterior do Estádio da Bela Vista, mas não concordou com Arnaldo Salvado, técnico do Ferroviário de Nampula, que disse estar ali uma pedreira e os “dirigentes da Liga aprovaram este campo sabendo disso porque enquanto os jogadores e treinadores correm perigo, eles estão nos camarotes engravatados e sentados em segurança”.
Couana reitera que o campo de Nacala está em condições para acolher os jogos do Moçambola. Os adeptos devem comportar-se com fair-play, sabendo que o jogo de futebol tem três resultados possíveis, nomeadamente a vitória, o empate e derrota.
Exorta os treinadores a pautarem por uma linguagem cuidada na hora das entrevistas rápidas no final dos jogos.
-Acreditamos que é possível os treinadores fazerem análise dos jogos fixando-se no desempenho de suas equipas sem imiscuir-se em questões administrativas do campeonato. O nosso apelo é nesse sentido, Não proibimos ninguém de reclamar, mas podem fazê-lo fora do calor do jogo, escrevendo para os órgãos da Liga ou para os dirigentes de seus clubes.
No entender de Couana, há situações de logística do campeonato que ultrapassam as vontades da própria liga, como seja a capacidade de hospedagem na cidade de Quelimane e alguns atrasos dos aviões.
– Houve situações de atrasos de alguns voos e nesses casos apelamos aos clubes para que tenham de imediato condições de transporte dos atletas do aeroporto para os locais de hospedagem para evitar mais transtornos. Do nosso lado estamos empenhados em garantir o descanso necessário às delegações desportivas.
Aliás, conforme sublinhou, mesmo em questões ligadas à actuação dos árbitros, os clubes têm oportunidade de queixarem-se por escrito aos órgãos competentes e não através da comunicação social.
– O Clube 1° de Maio de Quelimane procedeu dessa maneira quando se sentiu prejudicado no jogo com a Liga Desportiva de Maputo. Há canais próprios para submeter as reclamações.
De resto, Ananias Couana manifestou-se globalmente satisfeito pelo desempenho dos árbitros até ao momento, indicando que nas próximas jornadas mais juízes vão entrar em acção depois da realização de provas de avaliação nas zonas centro e norte do país.
“Nas próximas jornadas teremos árbitros do centro e norte do país a apitarem jogos, uma vez que já foram avaliados. Alguns vão apitar jogos locais e com isso esperamos ter ganhos na gestão deste sector”, observou.
TRANSMISSÕES TELEVISIVAS
O presidente da LMF referiu que prosseguem negociações tendo em vista a transmissão em directo de partidas do “Moçambola” na televisão. Explicou que o contrato então existente com a Televisão de Moçambique expirou e não foi renovado porque o canal público não conseguiu honrar com o acordo, acumulando dívidas à LMF e esta, por sua vez, aos clubes.
“Nos próximos dias vamos anunciar quem vai transmitir os jogos, nossa ideia é iniciar com as transmissões na segunda volta. Tudo vai depender das negociações em curso”, anotou.
Explicou que a transmissão de alguns jogos pela TVM na presente edição do Moçambola enquadra-se na política de responsabilidade da própria TVM e não no âmbito dum contrato com a LMF.
Sorteio da Taça da Liga no dia 20
O sorteio da Taça da Liga BNI está agendado para o próximo dia 20 de Maio, devendo o torneio começar a ser disputado dia 04 de Junho, data de regresso à competição da Selecção Nacional de Futebol “Mambas”.
A prova vai envolver todos clubes participantes do Moçambola obedecendo a um regulamento de competições próprio. Entretanto, sabe-se que na primeira fase da Taça da Liga BNI os jogos serão disputados em zonas, numa só volta, num sistema de todos contra todos, com uma pequena particularidade para a zona sul, que será subdividida em dois grupos de quatro clubes cada.
À semelhança da edição inaugural conquistada pelo Ferroviário de Nacala, todos clubes participantes vão beneficiar de equipamentos e prémios, cujos valores vão variar consoante a fase ou eliminatória em disputa.
Custódio Mugabe