Termina hoje a visita efectuada pelo Ministro da Cultura e Turismo, Silva Dunduro, a Província de Zambézia. Iniciada no passado dia 18, esta visava disponibilizar quites de equipamentos de estúdios de gravação às Casas Distritais de Cultura de Morrumbala e de Alto-Molócué.
A iniciativa advém da necessidade de estimular a produção musical no país e de reduzir as dificuldades e distâncias que os músicos percorrem quando pretendem gravar suas músicas.
Segundo uma nota do ministério, as casas de cultura são por excelência um espaço de convivência social, de produção e consumo de produtos artístico-culturais em benefício das comunidades locais e não só. Assim, impõe-se ao Sector da Cultura e Turismo, o desafio de melhorar cada vez mais os métodos de organização e de funcionamento das mesmas.
A alocação do material em causa tem como objectivos potenciar as Casas de Cultura em equipamento de estúdios de gravação para melhor servir as comunidades; tornar as Casas de Cultura centros de atracção turística por excelência; criar oportunidade para os músicos gravarem as suas produções no seu distrito, em particular, e na sua província, no geral.
Também pretende criar mais fonte de captação de receitas para o melhor funcionamento da Casa de Cultura e criar oportunidades de geração de auto-emprego.