Início » Mulheres na homenagem da mulher

Mulheres na homenagem da mulher

Por admin

Sete  mulheres moçambicanas realizam na próxima quarta-feira, dia 6 de Abril, no Centro Cultural Franco Moçambicano (CCFM), às 20h30, um espectáculo intitulado Mulheres pela PAZ. O evento acontece  no âmbito das festividades do Dia da Mulher Moçambicana, a celebrar-se na próxima quinta-feira, 7 de Abril.

Trata-se de Yolanda Kakana, Isabel Novela, Sizaquel Regina dos Santos, Kátia Manjate Janete Malapha e Maida Josefa, um grupo de mulheres que decidiu juntar-se  para celebrar o dia 7 de Abril de forma especial, quer através da música, dança, assim como moda.

Segundo elas, através das actividades que propõem é possível manifestar a preocupação que se instala no coração de todos cada vez que uma situação de conflito abala a paz.

Yolanda Kakana é uma jovem moçambicana que começou a sua carreira musical em 2003. Em 2004, Yolanda juntou-se ao produtor e guitarista Jim Gwaza (Azarias Arone) e fundaram a banda Kakana com o objectivo de usar o dom dado por Deus para expressar o amor, a paz bem como a verdade amarga do mundo actual usando doces melodias.

Isabel Novela é uma cantora moçambicana de world music, soul, pop e jazz. É a primeira artista pan-africana a assinar contrato com a Native Rhythms e com Sony Music. Desde que uniu-se à Native Rhythms, Isabel encontrou ressonância e espaço no mundo da música pop, tanto em Moçambique quanto noutros lugares, incluindo a África do Sul, um país que rapidamente tornou-se a sua segunda casa.

Sizaquel Matlombe é detentora de uma voz exímia, atraente e inconfundível. Já conquistou títulos no Ngoma Moçambique. Vinda de uma família de músicos, despertou em si muito cedo o gosto pela música. Nasceu, na província de Nampula, e entra para o mundo da música ainda muito nova, fazendo alguns coros nos ensaios da banda do seu pai, Januário Matlombe

Regina dos Santos é vocalista da banda Moçambicana GranMah desde 2012, onde exploram sons de Reggae, Dub, Jazz, Pop com influências de sons nacionais e internacionais. É nesta banda que começou a sua carreira profissional como cantora.

Kátia Manjateé bailarina e coreógrafa moçambicana nascida em 1984. Actualmente encontra-se a concluir os seus estudos em Teatro na Escola de Comunicação e Artes (ECA). Desde 2003, vem desenvolvendo o seu próprio trabalho como criadora de dança contemporânea, tendo participando no 1º Estágio de Dança Contemporânea, o primeiro programa de formação profissional organizado pela CulturArte e Danças na Cidade (Lisboa/Portugal) em 2003-04.

Janeth Mulapha é também uma bailarina e coreógrafa moçambicana nascida em 1978. Iniciou a sua formação em dança em 1998, na Escola de Dança Máscara/CulturArte, onde adquiriu os primeiros conhecimentos em Danças Tradicionais, Dança Moderna, Música e Contacto-Improvisação.

Maida Jossefa é estilista há 3 anos e consultora de moda há 18, dedica-se à linha AFRO-Chic trazendo o estilo tradicional a modernidade. Participou na Feira de Turismo “Descubra Moçambique” em três anos consecutivos e foi designada melhor estilista na categoria Vestes Tradicionais.

 

Você pode também gostar de: