Início » Restos mortais de Zeca Tcheco repousam no Lhanguene

Restos mortais de Zeca Tcheco repousam no Lhanguene

Por admin

Foram ontem a enterrar no Cemitério de Lhanguene, os restos mortais do baterista do Grupo RM e compositor musical Zeca Tcheco. O malogrado perdeu a vida quarta-feira no Hospital Militar de Maputo, onde estava internado desde o dia 10.

Zeca Tcheco foi um dos fundadores e integrantes do Grupo RM, criado em 1979 e era uma das figuras mais importantes do panorama musical moçambicano, com mais de 40 anos de carreira.

Pai do rapper Danny OG e irmão de Paíto Tcheco, baterista e percussionista do agrupamento Ghorwane, Zeca Tcheco foi o compositor do clássico musical “Mamana”, interpretado por Mingas. Acompanhou grandes nomes da música moçambicana, tais como Xidiminguana, Edy Mondlane, Wazimbo, Mingas e Pedro Ben, só para citar alguns nomes.

Com Jaimito Malhatine e Pedro Cumaio formou a banda “Experiência”, tendo realizado vários shows. Mais tarde passou a tocar em diversas casas de pasto, acompanhando diversos músicos moçambicanos, ao mesmo tempo que se dedicava na formação dos mais novos.

Dos ritmos a que se dedicava o destaque vai para Marrabenta, Jazz, Afro, Rock, Blues, Bossa Nova, Tango, Pachanga e Fado.

Tocou igualmente durante alguma temporada no Casino Estoril, em Portugal, com Alípio Cruz (Otis), Chico António, José Guimarães, Izildo Gomes, Sox e Milagre Langa.

Participou na produção e lançamento do primeiro trabalho de originais do Grupo RM, intitulado “Muli Hefu”, no ano passado, onde a despeito do falecido guitarrista Sox, assina boa parte dos temas.

Tocou ainda ao lado das figuras mais renomadas da música moçambicana, tendo assinado boa parte das músicas do Grupo RM.

 

 

Você pode também gostar de: