O Grupo de Teatro do Oprimido (GTO) realiza, entre os dias 13 e 17 do mês em curso,em Maputo, a oitava (VIII) Mostra Internacional de Teatro do Oprimido e II ENLACE-D Moçambique 2016.
O ENLACE-D pretende ser espaço de partilha e acesso à informação e conhecimentos através de diferentes ferramentas de comunicação como as artes cénicas, o vídeo, o livro bem como a realização de colóquios e oficinas de conhecimento.
Pretende-se com esta iniciativa estimular o desenvolvimento de plataformas de acesso a informação e conhecimentos orientados para o suporte das organizações que actuam para o desenvolvimento comunitário.
A presente mostra está a ser organizada em parceria com várias organizações não-governamentais e contará com a participação de cerca de 200 camponeses oriundos de diversos distritos do país, dois curingas vindos do Brasil e da França bem como 13 grupos teatrais de diferentes pontos das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane.
Fonte da organização do evento revelou que será ainda feita a apresentação de um disco compacto (CD) de Teatro Radiofónico “A voz da Machamba”, um álbum de seis peças teatrais gravadas na Rádio Comunitária de Chibuto, em Gaza, sob Direcção do Actor e Dramaturgo Abdil Juma e ainda a apresentação do livro: Teatro do Oprimido, Raízes e Asas – Uma Teoria da PRÁXIS.
“Estes eventos, ENLACE-D e VIII Mostra Internacional de Teatro do Oprimido constituirão o marco das celebrações dos 15 anos do Teatro do Oprimido em Moçambique, efeméride a ser celebrada na próxima quinta-feira, dia 16 de Julho”, disse a fonte.