Tem lugar de 1 a 4 de Setembro próximo, na Universidade Eduardo Mondlane, na Cidade de Maputo, a 1ª Feira do Livro do Combatente.
O evento vai juntar 23 combatentes que irão partilhar as suas memórias de Luta de Libertação Nacional, através de uma exposição e divulgação da forma de expressão artística e do saber do Combatente, com vista a partilhar as memórias da História da Luta de Libertação Nacional.
Organizada pelo Ministério dos Combatentes em parceria com a Moku e Media Group, a feira contará com obras dos Combatentes Joaquim Chissano e Armando Guebuza, antigos Presidentes da República, Marcelino dos Santos, Óscar Monteiro, Sérgio Vieira, Janeth Mondlane, Mariano de Araújo Matsinha José Moiane, Jacinto Veloso, Hélder Martins, Raimundo Pachinuapa, Salésio Teodoro Nalyambipano, João Américo Fumo, Lopes Tembe, João Facitela Pelembe, Matias Mboa, Aurélio Valente Langa, John Kachamila, Malangatana Valente Ngwenha, José Craveirinha, Jorge Saene Dick, , Aurelio Lebon e Valeriano Ferrão.
Catarina Mboa Ferrão, da organização e em representação da Moku, explicou que constitui objectivos da “Feira da Memoria do Combatente”, resgatar a memória histórica da Luta de Libertação Nacional, promover o debate sobre a importância da participação dos combatentes no desenvolvimento da Nação e partilhar com as diferentes camadas da sociedade moçambicana o legado da luta armada.
Igualmente, ao que explicou, pretende-se com a efeméride, promover a preservação dos valores intrínsecos aos combatentes no futuro da nossa sociedade, estimular o estudo e a investigação do papel da luta armada na formação da moçambicanidade e transmitir as novas gerações a consciência da importância da luta armada no presente e no futuro de Moçambique.
A Feira do Livro do Combatente vai culminar com a premiação de alguns combatentes, isto em reconhecimento ao trabalho realizado.
O 7 de Setembro é comemorado como Dia da Vitória é igualmente considerado como Dia do Combatente da Luta de Libertação Nacional.