O baixista moçambicano Carlos Gove escolheu o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) para marcar o início, no dia 19 de Agosto, da digressão “Massone em viagem –parte 1”.
O espectáculo musical, que terá como convidado especial o saxofonista e etnomusicólogo Moreira Chonguiça, inaugura uma série de espectáculos com a mesma designação, que o artista levará a cabo partilhando o palco com os seus parceiros de trabalho.
“Massone em viagem –parte 1é inspirado no meu primeiro disco de originais, Massone, e pretendo, através destes concertos, celebrar a amizade e fraternidade como elementos fulcrais no universo cultural. Mas, acima de tudo, é uma contribuição à dinâmica das artes e letras de Moçambique”, explica Carlos Gove.
A viagem é uma contribuição e promoção dos mais sublimes e nobres valores da humanidade, concretamente a paz, solidariedade, harmonia e tolerância. “Massone em viagem – parte I é, por outro lado, o revelar de toda a essência artística e humana de Carlos Gove, procurando acompanhar e tomar parte de todo o processo histórico da sociedade moçambicana”, afirma Gove.
O baixista afirma que pretende com este projecto ampliar o seu espaço de intervenção no mundo. “Massone em viagem –parte I” é também a confirmação do que Carlos Gove chama “arte do bem tocar” mas que também nos remete ao verdadeiro sentido do termo chopi “Massone”.