Início » Matola constrói 27 salas de aulas

Matola constrói 27 salas de aulas

Por admin

O distrito de Matola vai contar com 27 novas salas de aulas para o ensino primário, a partir do próximo ano, 2017. Com efeito, estão em curso as obras de construção de doze 12 salas no bairro Muhalaze.

Segundo o programa, brevemente terá início a construção doutras cinco no bairro de Tsalala, enquanto as restantes 10 serão erguidas no Posto Administrativo do Infulene, estas últimas ainda sem financiamento assegurado.

Perspectiva-se que as novas salas de aulas minimizem o problema da falta de infra-estruturas naquela área da província de Maputo.

O distrito da Matola conta actualmente com cerca de 732 turmas que estudam ao relento. Para sanar o problema, segundo o director dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia, Daudo Ussuhale, é necessário construir 12 novas escolas primárias, nove secundárias e duas técnicas.

Com a entrada em funcionamentos destas salas teremos pelo menos 81 turmas que vão deixar de funcionar ao relento. Fizemos a nossa planificação e prevemos a inscrição de cerca de 307.433 alunos para o próximo ano lectivo, 2017, destes cerca de 265.404 serão para o ensino público,disse.

Entretanto, as autoridades de educação na cidade da Matola estão preocupadas com a onda de vandalização de infra-estruturas escolares, protagonizados por indivíduos ainda desconhecidos. Por exemplo, este ano, os mesmos indivíduos atiraram fogo para gabinetes das direcções pedagógicas das escolas Primárias Completa da Matola-Sede e da Liberdade.

Em consequência deste comportamento, uma parte dos documentos ficou destruída. Mesmo assim, o director distrital garante que o arquivo está assegurado, uma vez existirem arquivos extras.

Contudo, a direcção distrital de educação está a levar a cabo marcha nas artérias da cidade de forma a sensibilizar as comunidades sobre a importância da conservação das infra-estruturas escolares, para além de repudiar a actividades dos malfeitores.

Abudo Jocordasse, o promotor da iniciativa, disse que a primeira marcha decorreu no presente mês de Maio. A mesma contou apenas com alunos das escolas do Posto Administrativos da Matola-sede.

A outra vai se realizar nos próximos meses de Agosto e Novembro do presente ano lectivo, com os alunos dos Postos Administrativos da Machava e Infulene, respectivamente.

As marchas acontecem nos sábados que antecedem as férias escolares. Em Agosto vai acontecer no dia 13 onde teremos os alunos do Posto da Machava e no dia 19 de Novembro vão marchar os alunos do Infulene, referiu Jocordasse.      

 

Você pode também gostar de: