A Sociedade do Notícias realizou ontem, no Circuito António Repinga, em Maputo, uma Feira de Saúde alusiva aos 90 anos da sua existência que serão comemorados no próximo dia 15 de Abril.
As actividades arrancaram as 6h:30 minutos com uma caminhada orientada pelos profissionais da empresa Moçambique Fitness.
Esta foi seguidaporexercícios físico-desportivos e de lazer, nomeadamente, sessões de ginástica aeróbica ao ritmo da música, dança orientada e jogos educativos.
As actividades acima referidas foram intercaladas por palestras de aconselhamento nutricional onde os participantes expuseram as suas dúvidas em relação aos cuidados alimentares para garantir uma boa qualidade de vida.
Entre alongamentos pós-actividades físicas também houve espaço para socialização entre os trabalhadores e diversos participantes.
Quando eram 8 horas, foram abertas tendas de avaliação médica e complementares onde os trabalhadores fizeram aconselhamento e testagem do HIV/Sida, aconselhamento sobre a glicemia, diabetes, nomeadamente, os níveis do açúcar no sangue. Por outro lado, houve aconselhamento e medição da pressão arterial, medidas antropométricas, designadamente, peso, altura e grau de obesidade. Foi aberta uma tenda especialmente para a doação de sangue, que por sinal recebeu pouco mais de 20 doadores, um número considerado significativo neste tipo de eventos.
Esselina Macome, Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Sociedade do Notícias, disse que não obstante a fraca adesão à Feira da Saúde devido ao facto de ter coincidido com a final do torneio quadrangular pelos 90 anos desta empresa, a iniciativa foi relaxante. “Esperava a participação de trabalhadores, mas como sabemos temos hoje a final do torneio desportivo”, disse.
Para ela, nos últimos quarenta anos, o Jornal Notícias tem-se evidenciado como o jornal moçambicano, mas a parte importante é que deve garantir notícias reais e que retratam a vida dos moçambicanos para que os outros possam ler e tomar conhecimento. No entanto, considera ser importantes os três jornais da Sociedade do Notícias abraçarem as tecnologias de informação, pois os outros já estão avançados.
“O grande desafio é de ver as três publicações da sociedade a continuare a nos informar devidamente e que aperfeiçoe a parte da distribuição. Nós temos grandes problemas de fazer chegar o jornal a todos os locais. Os custos de produção dos nossos jornais são mais altos em relação ao preço de venda, mas vamos continuar a trabalhar”, sublinhou.
Por seu turno, o director da Moçambique Service, Paulo Saveca, disse que a Feira de Saúde promovida no âmbito das celebrações dos 90 anos da Sociedade do Noticias foi uma oportunidade impar para os colaboradores, trabalhadores e o público que participou conhecer o seu estado de saúde.
Segundo afirmou, este tipo de iniciativa deveria acontecer sempre para permitir que as pessoas façam o controlo do seu estado de saúde, ter hábitos saudáveis e não esperar por campanhas.
“São actividades que a Sociedade do Notícias deveria realizar sempre para os seus colaboradores e trabalhadores uma vez que ficam a saber do seu estado de saúde e em relação à possibilidade de passar a praticar ou não exercícios físicos”, disse Paulo Saveca, para quem iniciativas do género deviam acontecer sempre no âmbito da promoção de saúde dos trabalhadores da empresa.
Mussá Ossumane foi um dos indivíduos que participou na Feira de Saúde no âmbito da celebração dos 90 anos de existência da Sociedade de Notícias. Segundo ele, esta data é muito especial e deve ser comemorada com pompa e circunstância.
“Não é todos os dias que ouvimos dizer que uma instituição completou 90 anos. É sinónimo de uma longa vida a trazer informação para o cidadão moçambicano”, afirmou. Para além de leitor dos nossos jornais, Ossumane Mussá tem escrito artigos de opinião há algum tempo. “Sempre que posso escrevo artigos de opinião para o matutino Notícias, pois, como cidadão, tenho também um espaço para expressar a minha opinião, o que é importante”, disse.
Domingos Matusse foi interpelado pela equipe Reportagem quando fazia a testagem de glicémia e HIV. Pretendia ainda fazer outros testes. “Ainda vou fazer o teste do cancro da próstata. Na minha idade, é importante fazer este tipo de teste para melhor controlar o estado de saúde. Ficamos felizes quando percebemos que a Sociedade de Notícias olha para a saúde dos moçambicanos como uma prioridade”, revelou.
Para este cidadão, o evento foi uma das melhores formas da Sociedade do Notícias comemorar os 90 anos de existência.
RM/TVM goleia “Notícias” por 7-1
Entretanto, uma selecção de jogadores da Rádio Moçambique (RM) e Televisão de Moçambique (TVM) goleou ontem, no Campo de AFRIN, na Matola, a equipa da Sociedade do Notícias por 7-1, no jogo da final do torneio quadrangular alusivo aos 90 anos do Jornal Notícias, que se assinalam a 15 de Abril de 2016.
A final devia de ter sido disputado pela equipa do “Notícias” a vencedora do primeiro jogo, que envolveria RM e TVM, mas isso não foi possível devido ao número insuficiente de jogadores da televisão pública, ao que se recorrer ao misto que acabou esmagando o organizador do evento, que ficou com a taça de segundo lugar.
Angelina Mahumane
Luísa Jorge
luísajorge@snoticias.co.mz