Carlos Agostinho de Rosário visitou, na última sextafeira, em Maputo, o Instituto Nacional do Turismo (INATUR), onde deixou recomendações com vista a se investir e maximizar o turismo para o crescimento da economia do país.
OPrimeiro-ministro defendeu que o turismo é uma área que pode gerar receitas e emprego rapidamente e desafiou o INATUR a elevar o seu desempenho mesmo no contexto da actual conjuntura económica do país. Sublinhou que uma das medidas que o INATUR deverá tomar é fazer uma reavaliação das instâncias turísticas que estão sob sua tutela, mas arrendadas por empresários locais e que não estão a conseguir honrar com os seus compromissos.
Instou a direcção do INATUR a se preparar melhor, a ser mais estruturada e proactiva para elevar a imagem de Moçambique, na perspectiva de criação de condições para que o território nacional seja destino turístico por excelência na região e no mundo.
Com vista a cumprir com este desiderato, ainda este ano o INATUR vai organizar uma conferência internacional de investimentos juntamente com o programa “Descubra Moçambique”, em que não só participarão os países da região Austral, como também do resto do mundo.
Ainda no quadro das exigências àquela instituição vocacionada à promoção de turismo, será criado em breve um fórum para se discutir com outras instituições do Governo estímulos que visam uma maior facilidade de entrada de turistas em Moçambique. domingo apurou que foi aprovado, na sexta-feira, um regulamento interno que vai permitir a colocação de quadros de acordo com a especialidade profissional.
O instrumento foi aprovado após a reunião que os trabalhadores tiveram com o Primeiro-ministro, onde alguns queixaram-se da existência de funcionários que exercem funções que não têm nada a ver com a sua formação profissional.
A visita do Primeiro-ministro ao INATUR enquadra-se no âmbito dos encontros que aquele governante tem vindo a manter com dirigentes e trabalhadores de algumas empresas públicas e participadas pelo Estado para se inteirar sobre a sua organização e implementação do Programa Quinquenal do Governo.
Texto de Idnórcio Muchanga
idnorcio.muchanga@snoticas.co.mz