O Mega-projecto de Irrigação do Vale de Save, na região de Chimunda, distrito de Govuro, começa a funcionar na segunda época da presente campanha agrícola.
O sistema de irrigação já está pronto para a produção de comida.
Não foi possível entrar em funcionamento na primeira época, pois estavam na fase conclusiva alguns trabalhos.
Com a conclusão das obras, o sistema entra em acção nos próximos dias e o governo de Inhambane diz que a entrada em funcionamento deste projecto significa uma mais-valia, pois irá resolver os problemas da falta de comida na zona norte da província e não só.
Recorde-se que em Chimunda estão disponíveis oitocentos hectares de terra arável onde serão produzidas hortícolas e culturas diversas.
O engenheiro Francisco Feijão, da Direcção Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar em Inhambane, disse esperar resultados satisfatórios, tendo em conta as condições que Chimunda oferece.
Feijão sublinhou que o regadio em funcionamento, a província de Inhambane estará no topo em termos de produção de comida, o que irá contribuir para a superação do défice alimentar que anualmente afecta algumas famílias sobretudo nos distritos do interior.
Presentemente procura-se um gestor do regadio de Chimunda para permitir a sua operacionalização tendo sido aberto um concurso para o efeito.
O regadio , cuja construção está avaliada em cerca de dezanove milhões de dólares, dispõe de quinze canais que servirão ao bombeamento da água a partir do caudal de Save para a irrigação do campos agrícolas.