O Presidente da República, Filipe Nyusi, exige o pagamento dos salários atrasados dos professores até finais do corrente ano. Este e outros assuntos marcaram a 37ª sessão do Conselho de Ministros que teve lugar ontem, terça-feira, em Maputo.
Segundo a porta-voz do Conselho de Ministros, Ana Comoane, a ordem do Presidente da República surge na sequência do encontro mantido com os representantes daquela classe profissional por ocasião do Dia do Professor, assinalado a 12 de Outubro corrente.
Durante o encontro foram abordados vários assuntos que afligem os professores, incluindo a questão dos salários atrasados e falta de pagamento das horas extraordinárias.
“O Chefe de Estado orientou que todas as dívidas devidamente confirmadas devem ser liquidadas até ao final do presente ano de 2015. Outrossim orientou que, doravante, sejam adoptadas medidas pragmáticas que permitam o pagamento atempado, quer dos salários, quer das horas extras”, disse Ana Comoane falando à imprensa no final da sessão do Conselho de Ministros.